3 de novembro de 2009

Este artigo poderá parecer confuso!

Texto publicado na Internet em abril de 2003

Mas, na cabeça que acho que você tem, tudo estará em...perfeita ordem!
Era no tempo em que os animais falavam! Na verdade, eles continuam falando, até hoje... só que nós perdemos, quase que totalmente, a capacidade de ouvi-los! A história, que, a bem da verdade, também não é história, se passa assim: naquele tempo, havia um límpido riacho. Como todo riacho que se preze, corria, de cima, para baixo!
Um voraz e prepotente animal, muito forte, possante mesmo...poderia ser um leão...vamos considerar que assim o fosse.
O que fazia o nosso possante, prepotente e muito forte leão?!
Querendo ter a fama de justo...de bom...de democrático, (e comer os mais fracos), não é que o danado se postava bem no alto, no lugar onde começava o límpido riacho a correr?
Aí, chegavam outros animais, tipo carneiro, que vinham a saciar a sede ali, abaixo.!
Era tudo o que o leão queria!
- Por que sujas a água a mim que bebo?!! O poderoso, rugindo, perguntava!
O pobre animal, tipo carneiro, retrucava:
- Senhor, como posso sujar a água, se ela escorre daí para aqui?!! Ela desce
de onde está o senhor, para onde estou eu!!
Depois de falar um e retrucar o outro...o mais fraco sempre perdia!! Argumentar não adianta!!...a lógica não existe no domínio dos poderosos!! E o leão devora sempre o carneiro ...!
Vi há alguns dias, uma reportagem que, a princípio me pareceu interessante: Era um projeto chamado “Ponto a Ponto”.
O tal projeto falava sobre cobrir, em 80 dias, uma grande área do território brasileiro, levando seu maravilhoso produto...numa façanha que não era só única no Brasil...era única no mundo inteiro! Inédita!
Interessei-me.
Essa Firma pretendia, saindo de Caxias do Sul, levar seu inédito produto, por 25 grandes regiões. Cada uma dessas grandes e prováveis compradoras eram chamadas de “Estações”!
Interessei-me!, eis que se tratava de uma firma idônea, que fabrica caminhões e ônibus pesados, segundo a reportagem... a SCÂNIA!!
Oba!, feliz, pensei...alguém está tentando frear a nossa inflação que, segundo meus cálculos de dona de casa, será, assim que começar a inteligente ofensiva do sr BUSCHA, contra o Iraque, de, pelo menos, 20% ao mês!!
Pela seriedade com que firmas norte-americanas, hoje desmascaradas perante o mundo, ostentaram um inexistente lucro - acho que essa mesma seriedade (não somos burros!!) nos permite inferir, duvidando...do verdadeiro estoque anunciado de petróleo do sr. BUSCHA. O petróleo, do sr. BUSCHA, não existe mais!! Ele deve estar...a zero!!
Voltou-me, às malhas do cérebro...o pequeno texto:
É o leão, prepotente e poderoso, a quem qualquer argumento serve para seviciar ou mesmo, matar o cordeiro: “Como sujas a água a mim que bebo?”
Foi aí que fiquei feliz, com o Projeto Ponto a Ponto, da SCÂNIA!
Aposto que ela já havia idealizado um tipo de ônibus para um País como o Brasil, cheio de esperanças, de grande criatividade...todos produzindo e todos a favor da FOME ZERO! Todos nós sob um domínio de bom senso!
Fiquei muito frustrada em saber que o projeto “Ponto a Ponto” da SCÂNIA...era só...um ...miserável marketing a mais...entre tantos que nós já temos! Não havia lá o projeto do “meu ônibus”. Nada...absolutamente nada de novo!!
Para eles, e...para tantos e tantos outros, é o tal do MERCADO consumidor que importa! Falta de patriotismo!
É que eu já havia pensado que, num País de vira-latas como somos, aqueles que andam, sozinhos, no seu carro, ida e volta ao serviço, aos clubes e coisas mais... deveriam entender que um carro é muito grande e custoso, para uma só pessoa!!!
Gostaria de saber o verdadeiro gasto/indivíduo, com carro próprio, de gasolina importada, em dólares, neste País!
Gostaria de saber, também, quantos coitados se penduram, em ônibus caros e superlotados, várias vezes ao dia!
Não se fazem...estatísticas desse tipo, neste País??
Gostaria de saber a quantas andam os estudos do “BIO-DIESEL”... Gostaria, também , de saber o porquê de a SCÂNIA, tão portentosa, não tenha pensado nesse tipo de ônibus que, penso, deteria a inflação, mesmo com a guerra do sr BUSCHA contra o Iraque.
Eu o imagino assim: bem mais largo, em vez de quatro pessoas sentadas, oito pessoas sentadas. Com quatro andares, escadinha no início, no meio ou no final do ônibus!! Isso não importa! Às companhias que já ganham nesse transporte , caberia adequarem-se!! Ou deixar que outras o fizessem!
Seria um tal de cortar, recortar, acoplar andares , transformando os antigos, em modernos e econômicos ônibus. Isso implicaria em milhões de empregos...na produção desses veículos que transportassem ...quatrocentas pessoas!!
Estaremos em tempo de guerra!! Bem depressa, tudo muda!!
Não devemos sucumbir a ela!! O brasileiro é bom, rico ou pobre, quando lhe falam com inteligência!!
Tenho certeza de que, neste País, de povo bom, o mais rico aceitará deixar em casa o seu carro e ser acolhido, com música ambiente e noticiário, num ônibus diferente, que o convença da importância que lhe cabe em usar este novo modelo de transporte coletivo e não sucumbir, logo adiante, pela falta ou eterna alta do combustível, que deverá ser repassada aos preços dos produtos...!
Este meu ônibus ocupa um pouquinho só do espaço horizontal e desfruta do espaço vertical!! a altura disponível ...olha! está sobrando espaço para cima!!
Toda pessoa que usa, sozinha, um carro só para si, entenderá que somos um País de vira-latas...que precisamos mudar nossos costumes!! Que estamos envolvidos em guerra não nossa!!
Haverá poluição ambiental muito menor...(poderemos vender, a preço alto!) a nossa capacidade em não produzir o CO2 a quem o produz em excesso!! O Brasil lucrará com isso!!
Por que será que ninguém, neste meu grande País, procura soluções adequadas ao nosso momento imediato?
Olha, caso alguém se interesse por esse inédito projeto...eu gostaria de propor uma licitação para que, em todos os últimos andares desses magníficos e reformadores ônibus...fossem oferecidos, a bom preço, lanches nutritivos e emagrecedores!
A gordura faz mal ao coração! Nova geração de empregos!
O “causo” agora está entre a administração e as companhias de ônibus. Esperemos que, antes de a guerra do Iraque começar, no próximo dia 15, prefeitos, governadores e Presidente tenham alguma luminosa idéia melhor que a minha!
Fiat lux!!!
E Juízo!!!
Ah! Esqueci-me de dizer que, sem dúvida a História honesta registrará o Sr Bush como...“buscha de canhão!”

Nenhum comentário: