28 de outubro de 2009

Alô... caçamba!!!

Texto publicado na Internet em março de 2004

E foi uma longa história.
Começou tudo com a construção do Vendramini que, além de deixar uma linda cabana rachada... ele... simplesmente.. sumiu! Tomou rumo ignorado.
Só que deixou entulhos, bem junto àquela humilde morada. E isso facilitou a entrada de... malfeitores!
Nada disso é pessoal, mas é um alerta! Com quem você pode contar ou com quem você não deve contar.
Você não deve contar, por exemplo, com a participação do setor de Vigilância da Prefeitura, a quem se recorreu e de que nada resultou!
Por duas vezes vieram roubar a tal cabana e saíram frustrados... façam-me o favor! Roubar em casa de professora! não há nenhum tostão!!
A última invasão daquele sagrado domicílio foi no começo do ano, quando eu voltava de Sumaré, onde pude conhecer uma linda propriedade amarela, em que funciona a grande equipe do Jornal Liberal – abraços ao Marcelo! . Foi depois de abraçar meus queridos parentes todos, na fazenda Flórida, do tio James Ernest Vaughan e... voltando... encontrei a cabana invadida.
Tudo bem, isso ocorre.
Tudo bem uma vírgula! Procuro saber e sou informada que a providência cabe aos poderes constituídos, no Setor da Vigilância:
– “Por favor, retirem uma caçamba que está grudadinha à minha parede, na área abandonada pela construtora e que tem servido... de escada... aos invasores!”.
– “Sim, sim, amanhã mesmo, foi a resposta do Setor de Vigilância da Prefeitura”. Vamos falar com ele, com o dono da construtora.
(Achei uma coisa difícil, mas a minha ignorância otimista achou por bem acreditar que... talvez houvesse um FBI ou uma CIA municipais. Nunca se sabe!) e retruco:
– Mas “ele” está sumido e a obra cuja foi embargada, porque, ao que tudo indica, essa administração, que retomou com seriedade as questões do meio ambiente, percebeu que não havia a distância regulamentar mínima entre a obra e o rio. Rio que, graças a Deus... em chuvas fortes, transborda e... tudo ficava uma linda Veneza são-carlense! Romântica... penso em comprar uma gôndola..
– Vai passear?
– NÃÂO! Vou alugar a cuja!
Paciente – e crente – acreditei na promessa do “amanhã mesmo” fiquei... esperando e esperando... pela devida ação da prefeitura, que deve, por dever constitucional, velar pela incolumidade e segurança dos munícipes. O “amanhã” ficou ontem, anteontem, semana passada... mês passado!
E nada: a cuja tralha continuava lá... à espera dos malfeitores.
Vou procurar outro jeito e converso:
– Dr. César (é meu digno advogado, junto à gigante Imobiliária Gigante)... depois de lhe contar tudo, pergunto: o que faço??
– Liga para a Alô Entulho! É eficaz!
E o fiz: foi a primorosa Daniele quem me atendeu nesse primeiro pedido de socorro e a quem agradeço, de público. Passou-me ao Daniel. Tudo ali parece em par... espero que o atendimento, pelo menos, seja ímpar! E foi. expliquei ao Daniel o que se passava. “Vou tomar providências” me disse ele, gentilmente, entendendo o problema.
(Essas coisas não quero que aconteçam com você!!... Repito!...)
Ontem à tarde, dia 8, nas minhas andanças, coloco o olho num dos buracos feitos no tapume da cuja construção. Ainda estava lá a ameaçadora caçamba!!
Hoje, (9), depois do almoço, renovadas, ainda minhas velhas forças estão a reclamar:
– Alô ! É do Alô das caçambas?
– Sim!!!
– Com quem tenho o prazer de falar?
– Dona Daidy!! Eu sou a Daniela e lhe informo que, hoje pela manhã, já foi retirada a cuja caçamba...
– NÂÃÃOO?
– SIIIM!
– E, inda que mal lhe pergunte, quem foram os heróis a fazerem isso?
– O Virgílio e o Adilson...
– E como foi que eles fizeram essa façanha?
– Foi desparafusando!!!
– Vou fazer do assunto uma crônica, agradecendo a todos vocês, primeiro, pelo sentido de justiça e depois... pela ousadia, que o Setor de Vigilância da prefeitura não teve . O setor deve estar... como a Polícia... procurando o homem, a fim de pedir “licencinha” a ele... para a retirada da cuja caçamba malfeitora! E vão continuar a fazê-lo... até o dia do Juízo final, quando, espero,... saberão dos próprios erros, por... omissão... completamente legal!!!
Somos um novo Brasil!!! Estamos em um novo mundo! Em novo século! Onde há pressa de decisão!
Abraços da Daidy, esperando que os do “Alô entulho” leiam esta crônica e que saibam que lhes agradeço pelo. desparafusamento!!
Isto deve servir a todos, como exemplo a quem procurar, em hora de.emergência!!
Abaixo a burocracia!
É só Por hoje!
Adendo: sem enchentes, sem o barulho dos “kart” e com a beleza que aí está, pelo plantio de inúmeras árvores por iniciativa do valoroso prefeito Newton Lima... calculo, imobiliariamente calculando, que a Nova Santa Paula será um dos locais mais aprazíveis da cidade, com linda praça e tudo o mais!
As pessoas aqui caminham. Faz bem ao coração!
Sinto-me uma rica proprietária e o preço do imóvel está subindo!
Jamais venderei o meu pedaço... mesmo porque... amo São Carlos e... meu pé de limão Taiti desabrocha , em seis e lindos botões brancos!
Vamos fazer uma limonada?

Nenhum comentário: