20 de dezembro de 2010

PARABÉNS, DAIDY PETERLEVITZ!!!!!
Graças a beatífica trama do destino travamos uma linda e profícua amizade!
Daidy, legítima representante da versatilidade feminil: meiga, dócil e
intransigente defensora de seus lídimos interesses e honrados valores...
Mestra que como poucas, jamais descurou-se de seu mister,inculcando aos
seus leitores a nativa semente da reflexão e do questionamento...
Escritora de lavra edificante, criativa, inteligente...
Jornalista combativa, exímia cronista que faz de seus escritos um aprofundado e esclarecedor diálogo com as massas, que infelizmente ainda nos dias que correm, tendem a se iludir diante do inebriante canto das sereias, as quais prometem facilidades em pomos dourados e abundantes...
Mãe extremosa, avó dedicada, irmã abnegada,nobre colega Recantista , mulher cheia de radiosos sonhos que refulgem na gratidão diária de seu viver...
MINHA SEGUNDA MÃE LETA ,receba esta pequena homenagem...
Agradeço tudo que fez e ainda faz por mim...
Um lindo, remansoso, e maravilhoso dia... Parabéns por sua vida, coroada de êxitos, plena de amor, emoldurada pela fé, comprometida com a imprescindível honestidade inerente à evolução da existência
humana...
Com profunda amizade e que JESUS a abençoe INFINITAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ivoninha.



Ivoninha, Ivoninha!! que lindo texto, mas...que lindo texto grande em exageros! Mas eu entendo. Pessoas boas e limpas, como você o é, projetam nos amigos as próprias qualidades! Você é assim e diz que eu sou. Lhe agradeço, Ivoninha, muito, muito e quero retribuir com rios de leite e de mel! Desejo a você, aos seus e aos queridos escritores e leitores do Recanto das Letras, um santo Natal e sucesso no Ano Novo.
Estarei viajando pela Bahia, vou conhecer Porto Seguro e só voltaremos a conversar lá pelo dia 06/01/2011, se Deus quiser.
Até lá, bençãos de Deus a todos.
Meu carinhoso abraço.
Daidy.

14 de dezembro de 2010

Muito bonito mesmo!


Clique na imagem para visualizar!
Depois é só ir clicando com mouse.

11 de dezembro de 2010


Clique na imagem para ver o arquivo!

20 de outubro de 2010

Varre, varre, vassourinha...!
Daidy Peterlevitz
Nasci, cresci, fiquei idiota, me casei. Não me arrependo de nada! Faria tudo, de novo!É a mardita da vida e só me irei longe dela, com protestos.Eu gosto muito de limpeza.E de viajar. Só por perto. E venha comigo numa rápida e imaginária viagem. Poços de Caldas..O hotel – Nossa Senhora de Fátima – não é chique, mas central e perto dos bondinhos que sobem ao Cristo. Levanto-me, sempre, ao clarear do dia , o porteiro do hotel já conhece essa idosa matutina e caminhante. É uma delícia passear pelas ruas limpas, sempre muito limpas e converso com os garis. Um deles é bem idoso, cabelos brancos, sorriso fácil na face enrugada, olhos limpos e brilhantes, é feliz no ajudar àquela cidade próspera em ser impecável, aos turistas , na limpeza das vias públicas..Dou parabéns a ele e aos outros. Todos estão de uniforme, de luvas e de botas.Uma beleza. Também na minha querida Nova Odessa, a limpeza pública é permanente. Em todos os bairros os garis promovem a remoção da sujeira. Trabalham felizes, nessa atividade que parece simples, mas que é demais importante, um auxílio à Medicina. Pense nisso. Na minha também querida Americana, grande, possante, a limpeza pública se faz em todos, repito, em todos os bairros. A “Princesa Tecelã” é muito limpa. Estudei lá , tenho saudades e gostaria de pedir à historiadora Fanny Olivieri, minha colega, de enviar meu abraço carinhoso a toda a nossa turma..Tenho até saudades dos tombos que levei, no campo do Imã. Lá não quebrei nada, mas, se cair agora, já de idade, fica complicado. Parece que sou de vidro!
Bem, já é hora de voltar à cabana minha, muito verde (votei na Marina) e...caspita, quanta sujeira encontro!! Nem se pode viajar um pouco!...Então pego a vassoura e...
- Um momento! A sra. acabou de chegar de viagem e já pretende sobrevoar São Carlos, montada numa vassoura?
- ...hum... bem...vou fingir que não entendi a insinuação. Pego a vassoura e varro a sarjeta e a rua, em frente à cabana verde.Todos fazem isso, aqui, no Parque do Kartódromo, porque não há garis. É que já estou pensando que São Carlos é candidata a ser subsede dos jogos da Copa, Tudo terá que estar bem limpo! Sabe, queridos leitores, sou uma pessoa boa, bem longe da maldade, como alguns pensam.
Queria fazer-lhes uma pergunta:, sobre o horário de verão, que é para economizar energia. Aí eu não entendo nada ! temos ventos de sobra (enegia eólica), temos sol de sobra (energia solar) e temos rios, muitos rios para a energia elétrica. . Quem falhou nisso tudo nem quero saber! O jeito é se acostumar com o novo horário, até o dia 20 de fevereiro.. Na verdade, não gosto desse horário e, para felicidade dos meus leitores, ando meio que preguiçosa e escrevendo mais curto.
Gostaria de registrar um meu grande agradecimento, ao vice prefeito de São Carlos, Sr. Emerson Leal, dr. em Física Atômica e dr. em Física Nuclear. Pessoa importante, caspita! Meu muito obrigada, dr. Emerson Leal, fique sabendo que o Sr. lê meus textos. Ab imo pectore, muito obrigada.
dypeterlevitz@hotmail.com

14 de outubro de 2010

E viva! Uma calopsita de companhia! E os “nem tchum”.

Já já, a calopsita, depois de algumas considerações.Votei num dr. daqui, três vezes.Duas a prefeito, uma a federal..Foi eleito, é petista e...infelizmente, já começou a falar mal do Serra.Ele recebeu votos também da região de Americana e de Campinas..Eu não votei no Serra, portanto,falo como cidadã que usa do direito de opinar, apesar da obsessão do ministro das comunicações, do Lula (e da Dilma), Franklin Martins, em calar a imprensa livre. Que tiranete! O tal do dr. escreveu que o Serra é inimigo de S.Carlos. e um outro, muito estudado, não eleito, escreveu que o Serra não cumpriu as promessas. Ora, meus dois queridos, isso é conversa “afiada”, com destino certo! Argumento e não só aos dois. O povo está mais que careca em saber que os eleitos jamais podem cumprir todas as promessas de campanha. Ao primeiro, lembro que o Serra teria sido eleito, em S.Carlos, já no primeiro turno...hum, parece que os são-carlenses gostam dessa suposta inimizade. Ao segundo, dr. Emerson Leal, sou merreca perto do Sr., em altos estudos, mas, de povo, eu entendo e lhe argumento sobre o não cumprimento de promessas
.EDUCAÇÃO é um termo eterno, antes; depois de eleitos não, todos sabem. Sou prova viva disso. Todos amam as crianças, as acariciam, antes, depois não. Elas não votam. Tenho qualificação de professora, desde a pre´-escola, até o colegial (Matemática e Física) e, depois de aposentada, tentando devolver ao Estado a excelência de escolas que tive, estudei muito e, de mão beijada, minha simples técnica em levar o bebê ~e os das creches, a, lerem, sem a presença de qualquer especialista., levei tudo à então secretária de Educação, do dr. Newton, a Geria.. NEM TCHUM! Sempre esperançosa, fiz e-mail ao dr. Barba, atual prefeito petista, em quem votei. E...NEM TCHUM!
Uma falácia o amor às crianças e á educação...esses pequenos não votam! Agora, os candidatos amam, também aos velhinhos, os aposentados, antes. Também sou prova disso. Logo cedinho, quase que ainda no escuro, muitos idosos caminham na ala externa do Kartódro (800m cada volta), alguns de bengala. O atual e o ex-prefeito logo conhecerão as limitações que a idade impõe, porque já não são jovens. O equilíbrio diminui e os olhos, que antes tinham o ângulo de visão de 180°,têm essa lateralidade sumindo! Então, apenas o descer ou subir um degrau, com ou sem bengala, pode ser um tombo feio! Em nome nosso, já pedi, por duas vezes, que 12 merrecas de metros de calçada fossem completados e... NEM TCHUM!!
È só para reflexão e, principalmente, a quem pretende ser governador do Estado e vive granjeando a antipatia de quem votou no Serra. Cosa feia, dr.!
Vamos à calopsita:
A Calopsita é muito inteligente, sociável e isto faz deste pássaro, um excelente animal de estimação., de companhia, fácil de criar, fácil de aprender, canta e até fala. Fica uma paixão!! A avezita de um amigo, macho, canta o hino do Corinthians! um prazer e alegria ter essas criaturinhas adoráveis!! Tenho um longo texto sobre a calopsita, a que pretendo voltar, num dia destes,depois de receber, da Carmen, a avezita, porque me acaba de ocorrer uma idéia, que vai ajudar o Lulinha. Paz e amor. Presentear a candidata dele com várias calopsitas, porque ela ficou chateadinha, de olhar duro, com o primeiro desagrado em não vencer no primeiro turno.O Lulinha faz de tudo para que ela fique animada, otimista, mas, até o debate de domingo, não deu certo, ela saiu, casmurra,olhar duro, sem falar com ninguém! Se isso continuar, no after, no depois...hum...fará pensar se não vale mesmo é botar lá um homem bem animado..
Lula, calopsitas nela, ainda dá tempo! Com meus respeitos a todos, um abraço, lembrado que meu povo não é, sempre, otário!.
daidypeterlevitz@hotmail.com

5 de outubro de 2010

Devo registrar Agora é que a porca torce o rabo!
Daidy Peterlevitz

Ou que a vaca vai pro brejo! Quem diria, não é, que a magrinha Marina colocaria a toda poderosa Dilma, em saia justa e ao Lula, de calça curta! Os reis estão nus! No domingo à noite, todos viram o velório que foi o ambiente na fala da Dilma. A decepção estava na cara dela e seu vice, do PMDB, Michel Temer, tinha a expressão de um frustrado agente funerário. O sempre falante (demais), o soberbo pai dos pobres e inventor do Brasil, Lula... calado, calado. Com 80% de aprovação popular, o chefão não gosta de contrariedades e, com todo o circo que ele promoveu, na propaganda chamada gratuita, nem chegou perto do Tiririca! Sabe, eu assisti a todas as propagandas e devo confessar, era o Lula em tudo, ficou cansativo. Ele bajulou tanto o Aloysio Mercadante agora, mas. . . nunca confiou ao moço bonito de bigode vassoura, sequer um ministério. . Mas, a bajulação valeu e teria dado o segundo turno, se o Alkmin não fosse tão apreciado. Em corrida de cavalo se diz que “deu no olho mecânico”Eu sei disso porque meu padrasto Richards Balkans tinha um cavalo de corrida, o Gandula e, fedelha então, ia assistir às corridas e gostava de ver aqueles animais musculosos levando às costas um jóquei raquítico. Voltemos ao assunto. Sério... O Serra esteve em cima, nas pesquisas e a oposição dormiu, confiando no fato de a Dilma ser uma desconhecida, candidata fabricada. Errou a oposição, porque, há tempos, o Lulinha a levava por todo o Brasil. Depois o Serra foi caindo, a Dilma subiu muito, até os 53% da preferência popular. E, lógico, seria eleita já no primeiro turno, mas, nesse zoológico, entre a porca que torce o rabo e a vaca que vai pro brejo, deu zebra! Com os antigos casos de corrupção, tipo mensalão e os modernos, quebra de sigilo, caso Erenice, todos denunciados pela mídia, o Lulinha passou a atacar os meios de comunicação e foi muito infeliz. Há mais de um ano que o carrapato do poder, José Sarney calou o jornal Estadão, proibido que foi em contar as falcatruas do filhote, Fernando Sarney. Eita família possante! O povo demora, mas vai aprendendo! E percebeu que as tentativas em calar a boca da imprensa é o começo de uma ditadura e, valha-nos Deus, ninguém quer mais uma!
Devo registrar a incompetência que vi, nos órgãos de pesquisa, tipo Ibope, Data Folha e adjacentes... Pesquisa séria deve abranger todas as possibilidades. Analisei a todas, lhes juro, e notei uma grande falha. Em nenhuma delas, aparecia a possibilidade de a Marina magrinha estar no segundo turno, enfrentado o Serra ou a Dilma. . A magrinha Marina foi posta de lado, uma injustiça! Ela é ética e fiel em seu programa de visão longa, ao Brasil lá da frente. Ficou possante, ao retirar da Dilma, o sucesso em primeiro turno! É a noiva mais cobiçada do momento histórico.
A Marina é de coletividade, não impõe nada, como o Lula o faz! Vai resolver a quem apoiar, depois de consultas, faz muito bem. Enquanto isso, o Serra e a Dilma ficam tremendo! A História se repete, o pequeno David matando o Golias, com apenas uma pedra! A ética na política. . Espero que a Marina não se esqueça de que foi despedida pelo Lula, encantado que estava com aquele tal de Ünger, com sotaque de estrangeiro. Aguardemos. Quanto ao Tiririca, se for empossado, sem as roupas vistosas, não será ninguém, lá. no Senado e, vestindo terno e gravata, também não será ninguém aqui fora. Meus pêsames, Sr. Palhaço, meu povo querido está aprendendo a não ser isso, cáspita!
daidypeterlevitz@hotmail.com

25 de setembro de 2010

"PRECISA-SE DE MATÉRIA PRIMA PARA CONSTRUIR UM PAÍS" por João Ubaldo Ribeiro Nov 7, '05 6:19 PM
para todos
A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão e corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.

Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO. Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ... e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esg otos.

Onde fazemos "gatos" para roubarmos luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros. Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior é nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica.

Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns . Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.

Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro, apesar que ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta!.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa.

Esses defeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana , mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte...

Me entristeço. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?

Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados.... igualmente sacaneados!!!

É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda...

Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós os que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo: desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido...

Sim, decidi procurar ao responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

Aí está. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO. E você, o que pensa?....

MEDITE!!!!!

23 de setembro de 2010

Primavera, dia da árvore e o quintal de infância de cada um!

Daidy Peterlevitz

Os cães e as árvores marcam épocas :em nossas vidas. Atentem ao que me contou meu amigo/professor Agnaldo Billy Vergara:

“Na frente da casa da minha vó, d. Ana, havia uma sibipiruna, e eu cresçi debaixo dela! Já faz alguns anos que essa árvore morreu. foi, sim, olvidada, mas sempre gosto quando encontro uma, no meu caminho”

Não é bonito isso? Da minha parte, cresci entre as frutas da casa do meu vô bigodudo. O Giseppe Gazzeta, ( Deus o tem) . E como era lindo! Havia pés de jabuticaba, de fruta do conde, de uvas, pretas, brancas e rosadas. Uma delícia tudo.

Tenho uma história a lhes contar, nesse início da primavera e é sobre os ipês, árvore do meu Brasil.

Uma vez, em Campinas, convoquei meus filhos e a família do honorável Sr. Otsuka e fomos ,todos, recolher as sementes voadoras do ipê branco que estava em frente à minha escola..Não éramos do MST, os sem terra, mas , sem terra no meu quintal ladrilhado, vermelho, colocamos cada semente num saquinho preto, com terra vegetal e visse, meu amigo/a, como aquilo cresceu, ficou lindo, muito verde! Sabe, naquele espaço nós tínhamos três cães: o Popinho, meio cego, a mãe dele, a Pilim dengosa e o valente fila brasileiro, o Peri. Você pode não acreditar, mas é a verdade, nunca, nunquinha, um dos três fez xixi nas mudas ou estragou algumas. Cão é tudo de bom; as plantas fazem maravilhas. Eles se entendem! O que eu gostaria, mesmo, era de ver o dia em que os humanos (que estragam o planeta)... aprendessem a plantar e... a latir!

Bem, isto posto fui à internet, porque gostaria de saber quando foi instituído o 21 de setembro como o “Dia da Árvore”, no Brasil. Não encontrei, mas o texto que segue, é sugestivo e para se pensar.

Mulheres e árvores
As mulheres são como as árvores:, elas fincam raízes no solo dos nossos corações,
têm paciência e capricho com o próprio crescimento, seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias.
Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe. Outras, aquelas que não dão frutos, oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso. Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força, trazendo calma por mais assustadora que seja a noite.
Seus corações voam alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu.
Elas oxigenam as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios e até as matas.Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém,
valorizam e protegem seus ninhos.Suportam melhor a solidão e as dificuldades da vida..
Elas nascem em maior número , para que o verde da esperança jamais empalideça.
Todas mulheres são árvores... e que lindas florestas elas fazem.

Eu gostaria, sim, de ser uma mulher árvore, só que entre os nosso ipês, há outros, que não voltam em benéfico do povo, são consumidos pela corrupção generalizada, como: IPÊ-I, IPÊTU, IP-Ê, do protolcolo da inernet, Ipê-A, das pesquisas econômicas, IPÊ- Argo, de Goiás, IPÊ- TAM, e, entre outros, o IPÊ-VA.

Muitos impostos, muita corrupção! Tentarei ser a mulher-árvore, meu dois frutos são formidáveis e peço desculpas à Primavera, de quem não sou capaz de descrever as cores todas!

Primavera no coração de todos!

daidypeterlevitz@hotmail.com

19 de setembro de 2010

Como agradeço, quando alguém ajuda a "Guerra na memória" que o idoso tem!!

Hoje a minha grande amiga minha, Ivone Rocha Garcia aniversaria. Ela é jovem, linda, preciosa e muito generosa! Ela, a minha querida Ivoninha, gosta de tudo que escrevo, vejam que amabilidade!!
,Eu queria, querida Ivoninha, lhe enviar um texto bonito, da Bíblia e andei procurando. Encontrei Ester: "O poder a serviço da justiça " mas... achei inoportuno, porque, no Brasil de hoje... o poder acoberta as injustiças. Não achei apropriado.
Aí encontrei Rute: " A luta dos pobres pelos seus direitos", mas, sei porque sou xereta, que metade dos brasileiros ainda não possuem rede de esgoto, tudo fica a céu aberto e...não achei opostuno! Parecia política!
Aí encontrei Thiago: " A fé é a prática da Justiça". Parece que não é muito não! O Papa, até hoje, lá no país de Gales, pede desculpas pela pedofilia, etc e etc...
Cáspita, querida Ivoninha, creia, eu queria lhe mandar um texto muito lindo, para o seu aniversário...católica como és e, cada vez mais confusa fico, porque os escritos de muito antes, não são as verdades de hoje!
Que seu aniversário, neste domingo, seja pleno de felicidade.
E da minha afeição.
Daidy

9 de setembro de 2010

Fazer sexo é ruím? Nããão, pelo contrário, mas, como se vulgarizou! A jabuticaba.
Daidy Peterlevitz

Acho que vou misturar esse assunto, com o valor da jabuticaba. O ato sexual, ah! pelos séculos ele existe, em qualquer hora do dia, da noite, em qualquer semana, mês e ano.. Já a jabuticaba é mais seletiva e está dando frutos agora. Primeiro ele, depois ela.
Eu não entendi, ainda, nesta modernidade toda, se há liberdade ou escravidão no ato sexual. A virgindade é vista, hoje, como...uma vergonha.A ainda jovem virgem é colocada á parte do grupo avançado, é tida como atrasada e anormal..Isso seria certo?
Sou idosa (não velha) e, no meu tempo era diferente. Começava com olhares meigos, significativos, e se examinava tudo.A postura, a forma de se vestir, ou com simples vestido ela, ou ele, com terno surrado...mas tudo era bem coberto, no sentido de se preservar ao amado/a, os segredos deliciosos e o calor de cada momento futuro que pudesse acontecer! Era o namoro, destinado a isso mesmo..De longe, nada do agarra-agarra frenético, de agora, em que eles “ficam”...e as conseqüências são terríveis. Vi uma reportagem de jovem de 14 anos, mãe já e que afirmou: “minha juventude foi perdida, por só um instante de desejo!” Tadinha da jovem, que, certamente,não teve a cumplicidade, o carinho, o amor e a orientação da família. Quero deixar bem claro que, quando digo “orientação”, refiro-me aos exemplos de conduta digna, o fazer o certo porque é o certo a fazer! Sabia que, 21% dos nascimentos no Brasil, as mamães são muito jovens? Começa aos 10 anos! Isso era impossível, no meu tempo, quando, nessa idade, se jogava peteca, se pulava “amarelinha” e, no máximo, se furtava manga espada do pé de manga do vizinho (eu amava fazer isso). Numa outra reportagem, ouvi de um “competente” dr. que a maturidade sexual anda se antecipando, nestes último 30 anos.. Eu usaria um adjetivo diverso,:ao dr.: incompetente é o que ele é. E meu substantivo seria: “imaturidade” sexual e...provocada!
Explico. Sexo é instinto.Há o tempo certo à procriação da espécie. Nada é mais prejudicial que ensinar ao instinto, precocemente..É o que a sociedade vem fazendo, chamando atenção ao que deveria estar ainda adormecido. Educação sexual nas escolas? É mais uma piada, um disparate! Quantos “profissionais” estariam competentes a fazer isso? Bem poucos, quase nenhum, lhe garanto, querido leitor.
Graças a Deus, nunca dei esse prejuízo às centenas de alunos que tive, em minha carreira de professora. Não sou melhor que ninguém, não, apenas observo a natureza, a quem amo, de fato. Vejo pardais, periquitos, borboletas, corujas, corujinhas, lambaris, pacus, cágados, jacarés, antas, elefantes, porco-espinho, tartarugas, abelhas, vespas, formigas, pernilongos, mosquitos, ácaros, baleias, golfinhos, cães, gatos, anêmonas, etc e etc e...todos, perpetuando a espécie, sem a necessidade de “Professor de Sexo”. Seria muito divertido conhecer o professor sexual do papagaio, a repetir besteiras!
Sabe, querido leitor, os outros avançam, naquilo que permitimos. Homens e mulheres...apenas “objeto”...como lhe disse, sou idosa,acompanho os tempos, porém, na minha família, os valores, os princípios, o fazer o certo porque é o certo a fazer, sempre foram normas e seguidas! O bom Deus me ajuda. A jabuticaba fica para a próxima semana, ta bom?
daidypeterlevitz@hotmail.com

31 de agosto de 2010

Somos independentes ou... dependentes, julgue você!
Daidy Peterlevitz

A história do Brasil começa a mudar radicalmente em 1808 e graças a Napoleão que invadiu Portugal e Dom João (o rei fujão) mudou o governo de Portugal para o Brasil.
Do ponto de vista econômico, essa medida pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites.
Após 300 anos de exploração o povo brasileiro já ansiava pela libertação do Brasil do domínio de Portugal. Nossos estudantes traziam idéia de lá fora, da França e dos Estados Unidos.
O que ninguém fala,, ainda, a História do Brasil é muito mal contada, é sobre a ação da Maçonaria, que, recrutando os bons, os tornava e os torna, melhores ainda e...sempre “resolveu tudo”.
A gota d’água no processo de libertação aconteceu quando D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil e, notando o “panorama”, aconselhou: “Tome a coroa antes que um aventureiro o faça!”
E finalmente em 7 de setembro de 1822 D. Pedro decretou que o Brasil estava se separando de Portugal.

O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 7 de setembro. A letra é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.

HINO DA INDEPENDÊNCIA

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade do horizonte do Brasil.´

Brava gente brasileira! longe vá... temor servil:Ou ficar a pátria livre, Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava, Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosas Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges, Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre, Ou morrer pelo Brasil

Parabéns, ó brasileiro, Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações, Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre, Ou morrer pelo Brasil!

Cáspita! Que História bonita! Será que há algum brasileiro, hoje, que afirme: “ou ficar a pátria livre ou morrer, pelo Brasil?”... duvido A maioria do candidatos se...”bandeiam ao que vai vencer, e... todos pretendem é desfrutar, como sempre o fizeram!.
O Brasil e nós, brasileiros temos que aprender muito, ainda. Somos uu povo jovem , bom e... chegaremos lá num dia à custa de manter esses... cãodidatos no poder! Chegaremos lá! E, sabe, o Tiririca é um honesto... ele não sabe de nada (os outros, fajutos também não), mas ele promete aprender e contar!
Talvez seja de um palhaço do que precisemos, visto que o temos sido, empre.!somos todos!!

daidypeterlevitz@hotmail.

27 de agosto de 2010

O OLHAR SEM COR

Daqui do alto, de onde eu vejo o mar, também um personagem espia e, se acaso solitária eu fosse, ele, certamente, de minha solidão partilharia.
A cor dos olhos dele não existe !... a cor dos olhos dele nao existe, mas aqui de cima, toda a natureza insiste... em transparecer - inteirinha - dentro do seu olhar e fica interessante notar, como as cores vão fluindo mudas... silenciosas... nesse meio translúcido... vítreo... estático e quieto do seu olhar... passam todas elas... os matizes do outono... o azul quente do verão, as lágrimas da chuva deste inverno, o amarelo da primavera florida!... velozes... as estações todas... da vida .
Passaram todas. Sumiram todas. O mar não está. O sol morreu ontem.Tudo sem cor. Fechado.
Prisão.
Mas ele, calado, espia... seu contorno não é nítido... parece entre vapores cinza...é muito triste... essa figura muda, fria... imprecisa... que olha sem cor, através da janela-prisão... parece que ele soluça o silêncio e seu corpo tremula com as lágrimas que escorrem, em senóide melancolia, brotando de todos os lados... olha-me fixo, quase espantado... e sinto frio... muito frio... e cheiro de inverno...
- Inverno uma ova !! - chama-me à realidade o Bud, chegando.
Cheiro sim, mas de leite derramado mesmo!!
Enquanto você, como um fantasma devaneia, olhando na vidraça para os olhos desse gato imbecil da vizinha, através dessa chuva que dá pra lavar o mundo, a sua leiteira no fogo.de tanto queimar... já perdeu o fundo.
É fogo !! e será fogo na casa inteira se o inverno durar muito ...
- Que azedo você está hoje...

24 de agosto de 2010

Homenagem para minhas netas. LARISSA e MARIANE

L A R I S S A, Euterpe e Terpsicore!

(Não sei se me cabe esse direito: o de passar aos jornais o texto que enviei à minha neta Larissa, no dia de seu nono aniversário, a 07/03. Arrisco, por duas bem simples razões. Uma, a invocar o "Estatuto dos idosos", de que sou... velha exemplar; outra, convidando a que todas as vovós procurem a origem dos nomes dos netos, o significado e... o que é mais importante, que passem a eles uma...instigação ao saber!).

I – A LARISSA, lua do planeta NETUNO;
II – A LARISSA, cidade grega da TESSÁLIA;
III - Um pouco sobre a GRÉCIA;
IV - As MUSAS;
V – O FINAL.

I – Foi, exatamente, no dia 2 de julho de 1989 (seu papai tinha 25 anos), que a Lua Larissa foi descoberta, pelo astrônomo Stephen Synnot, que viajava pelo espaço, na sonda norte-americana Voyager 2. Essa lua, com o nome lindo de LARISSA, fica bem pertinho do último planeta visto a olho nu, dentre os oito que giram em torno da estrela chamada SOL. O nome desse planeta é NETUNO. É o deus do mar. Ele morava num maravilhoso castelo, lá no fundo do mar e, quando queria passear pelas ondas, usava uma brilhante carruagem puxada por cavalos. Não eram cavalos pocotó comuns, não! eles, limpinhos demais, tinham as crinas bem longas...(você não vai acreditar!)...de ouro!!! Imagine comigo, Larissa, que espetáculo devia ser isso: todos os peixinhos do mar, desde aqueles pequeninos cor de rosa, vermelhos, brancos e azulados; os siris, as ostras, os caramujos, as anêmonas e os hipocampos... até aqueles bem grandes, como o polvo, com tantos tentáculos, os golfinhos, as orcas, as mamíferas baleias, alguns deles aparentados com o "Clipper"; e mais todas as translúcidas plantas que no mar existem...todos esses entes marinhos, numa atitude de respeito, abrem passagem, baixando a cabeça...porque passava, magnífica, a carruagem de um rei!! O rei Netuno!!
Juro, Larissa, que eu gostaria de ver isso.

II – Na parte norte da Grécia, em grandes e férteis planícies, há uma região importante, chamada TESSÁLIA. E você sabe qual é que é o nome da cidade principal da TESSÁLIA? É LARISSA!!

III – O seu nome, LARISSA, não vem das nossas origens: de Batchan e Ditchan – o Japão; nem daquela do vovô – a Itália; nem daquela da vovó – a Letônia. Vem da gloriosa GRÉCIA!! Ela está perto do sul da Itália, entre os mares Jônio e Egeu. E tem uma história longa e interessante, que, sei, você gostaria de aprender. O povo grego era grande pensador, grande imaginador, gostava de teatro, da música, da dança, da astronomia, da medicina,da filosofia, da poesia, da matemática, da física, da biologia... de tudo! e muito de tudo isso começou com ele e...ainda é moderno agora! E lá na Grécia, historinhas foram se criando, na imaginação. Era a Mitologia – referente aos mitos. Mito é a verdade do coração, não a verdade daquilo que nós vemos.
Mas os gregos eram das ciências exatinhas, também. Todo estudante acaba aprendendo sobre os pensadores Pitágoras, Hipócrates, Aristarco, Sócrates, Aristóteles, Platão, sobre Tales de Mileto, sobre Arquimedes... sim...há uma história interessante e cômica, sobre esse tal de Archimedes. Ele vivia pensando e pensando. Até na banheira – naquele tempo era o tonel. Não havia chuveiro. E estava preocupado, porque desconfiava que um fazedor de coroas recebia ouro, fazia a coroa encomendada, mas...misturava o ouro com mais alguma coisa. O peso da coroa era o mesmo...mas, o fazedor de coroa guardava para si o ouro substituído por outra coisa bem sem valor. Eu jamais teria pensado nisso, mas o Arquimedes, no tonel, todo ensaboado, um dia percebeu uma grande verdade científica. Era uma "lei" da física e...não é que ele ficou tão entusiasmado, mas tão entusiasmado que saiu para a rua, todo ensabonetado, espumando, e peladíssimo, gritando: EUREKA!!
(descobri!!) ??! (E foi graças àquela lei descoberta, que hoje, 2.500 anos).
depois, os navios, bem mais pesados que a água flutuam!).
Larissa, naquela antiga época, não havia computadores. Seu papai é um grego que pensa e que pensa na informática...E, não se espante se, um dia, cheio de espuma, ensabonetado...seu pai sair do chuveiro, quarentão e peladíssimo, a gritar na rua: EUREKA!! (Descobri!!).
É normal. Entre sábios.

IV – Sempre imaginando...os gregos procuravam os ideais...procuravam a perfeição e criaram entes perfeitos, as chamadas MUSAS. Eram em número de nove, todas irmãs, que era para que nós aprendêssemos que as artes, as ciências, enfim, todo tipo de conhecimento está ligado. Como as irmãs estão ligadas. As MUSAS eram filhas do rei Júpiter e de Mnemosyne e se chamavam: CLIO, que presidia a HISTÓRIA; THALIE, a gostar do teatro cômico; MELPOMENE, gostava do teatro tipo tragédia; ERATO, da elegia; POLYMNIA, da poesia lírica; URÂNIA, da astronomia; CALLÍOPE, da oratória...
Faltam duas: EUTERPE, que presidia à MÚSICA e TERPSICORE, que presidia à DANÇA. Deixei essas duas por último, porque...mais que eu estar aí, hoje, a abraçá-la... é importante você saber que eu a nomeio a MUSA LARISSA EUTERPE-TERPSICORE, grega de nome e grega na busca da perfeição... na Música e na Dança.

V – Minha grega MUSA LARISSA, gostaria de manejar esse complicado computador, de forma a fazer um final, com, no mínimo, cem corações, onde você colocasse os nomes de todas as pessoas a quem ama.
Como não sei fazer essas modernidades, imagine isso feito, mais um fundo musical:
... "Você, pode estar longe, muito longe sim, mas por te amar sinto você perto de mim e o meu coração sofrendo...
Amigos para sempre é o que nós queremos ser...na primavera ou em qualquer das estações...nas horas tristes, nos momentos de prazer... amigos para sempre...amigos para sempre...!!!
Não nos perderemos, não a esquecerei...você é minha vida, tudo que sonhei...e o meu coração sorrindo...! Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações...nas horas tristes, nos momentos de prazer...amigos para sempre...amigos...para...SEMPRE!!



~++~++~++~++~

A CABRITINHA

Todos conhecem uma cabritinha: ela é dócil às vezes, ágil sempre; de olhar atento e buliçoso, rasga, veloz o vento, esquece a chuva e conquista os píncaros difíceis das montanhas... em busca do infinito!!
É dócil, porém indomável!
Ela sabe, sempre, aquilo que pretende! E luta, sem nenhuma dúvida.
Aceita a todos os desafios, como se isso fosse a sua própria essência do viver!
E é!! Escolhe, muito rápido, daquilo de que precisa e, veloz, escolhe para todos os outros também!! A dúvida não lhe existe!!
Sabe quem foi a mais querida cabritinha que conheci?
A menina Mariane Otsuka Peterlevitz Frigerio.
Ela é uma lutadora, estudante de balé clássico (pela energia que ela tem, pela audácia...) acho mesmo é que deveria fazer patinação! No gelo! Sonhei com ela, a voltear as imensas pistas geladas, no mundo todo, mostrando tudo o que é capaz de fazer! Uma audácia sem limites!
Foi só um sonho, porque sou apenas a vó que... sonha!!
Sou, também, graças a Deus, a sogra!!!
Mas... minha cabritinha Mariane Otsuka Peterlevitz Frigerio, neste site de tantas crônicas, sabe que estou feliz? Mesmo longe de você?
É que existe o livro, o imorredouro livro, onde tudo fica registrado. E, sem dúvida, este despretensioso texto estará no meu próximo.
Um livro não morre, nunca! Ele lembrará seu sétimo aniversário, a ocorrer no dia 16 de janeiro de 2006, quando espero abraçá-la muito.
(Vovó, diria você, está para morrer? Por que está me contando isso tudo?)
Longe de mim a idéia de morrer!! Ainda não!! Sei que irei, direto, pro inferno !
Em que não acredito!!
Eu só lhe queria registrar o quanto você é querida a mim!
De olhos buliçosos, negros olhos que a tudo observam, dinâmica e magrinha, faz ginásticas que a mim... já são proibidas pela idade!!
(Mas eu tento!... Juro).
Além dessa dinâmica toda, a minha Cabritinha sabe ser terna e carinhosa. Lembro-me que, em janeiro, 08 de 2005, quando do casamento do titio Giulio com a titia Patrícia, havia três anjos de branco, na cerimônia, a levarem as alianças. A minha Cabritinha, a irmã Larissa e a Ana Laura, a prima pequenina, muito ainda... que, de repente, parou... em meio àquela inusitada cerimônia. A Cabritinha não teve um segundo de dúvida sequer: carinhosamente, arrastou a priminha pela mão e, com a simpatia e sorrisos de todos os convidados... a bela cerimônia continuou. Mas não foi só! No almoço do dia seguinte, na cabana, ela resolveu “cuidar” de mim, que estava com o braço esquerdo quebrado, na tipóia. “Não precisa cortar tão pequeninas as fatias de lagarto, Mariane! A vovó tem boca grande!” Peremptória, a menina-Cabrita, de cinco aninhos, asseverou: “Hoje você está doente!”
Eu “bedeci”. Fui mastigando, bem devagar, as minúsculas porções. Nesse vagaroso processo, o estômago deve ter mandado ao Centro de Saciedade, no cérebro, a mensagem: “Já chega! Se continuar comendo... vai engodar!”
Como é que a Cabritinha sabia disso???! Por uma energia Cósmica a ligar-nos... todos! A ensinar a nós que, neste mundo tão imperfeito... ainda não se sabe quem é o professor e quem é o aluno! A idade não importa! Amor e respeito, sim.
Gostaria que você, meu querido leitor, que tem filhos, irmãos, sobrinhos, netos ou primos... ou que não tem mais... ninguém... assumisse como suas estas últimas palavras do texto... porque sei que você tem uma Cabritinha, a quem possa dizer:
Eu e você somos os elos de uma contínua corrente. A da vida. Quem vem e quem se vai! Mas confio em você, querida cabritinha que, ao percorrer seu caminho, ao subir às montanhas – o que você fará, certamente – lembre-se de não esmorecer – nem de se cansar! – Porque o caminho certo é o mais difícil! O mais árduo!! Mas é o único da honra, da honestidade, da ética, e de corretas ideologias e boas!

Hoje, quase que beirando os setenta e quatro anos, sinto-me feliz! Minhas netinhas estudam nas melhores escolas e sei que isso não é fácil!
São, sempre, as primeiras no estudo e nas obrigações!
Deus que abençoe o pai delas, meu filho Mário e a esposa Cristina dele, por seguirem nosso caminho... sempre à frente e para o alto!. com a graça de Deus!
Obrigada, Senhor, obrigadão, Senhor, pela família que tenho,


COM AMOR, VOVÓ DAIDY E TODOS OS OUTROS.

19 de agosto de 2010

Segredos do passado... mistérios do futuro!
Daidy Peterlevitz

Os três segredos de Fátima
Muito se tem falado dos três segredos de Nossa Senhora de Fátima. Ou melhor, o que se tem comentado muito é o Terceiro Segredo, especialmente depois que o Vaticano publicou a visão dele, mas não as palavras de Nossa Senhora que o explicavam.
Em 13 de julho de 1917, na terceira aparição de Nossa Senhora aos três pastores de Fátima -- Lúcia, Jacinta e Francisco -- a Virgem Maria lhes comunicou três segredos, que eles deveriam dar a público, mais tarde.
Dois dos segredos foram já conhecidos completamente.
O primeiro tratava da perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial.
O segundo dizia que, se os homens não se emendassem, viria um grande castigo sobre as nações na forma de uma Segunda Guerra Mundial, e que a Rússia espalharia seus erros -- erros no plural -- pelo mundo, e que várias nações seriam aniquiladas.
Falava-se ainda em sofrimentos de um Papa, em martírio dos bons, e ficou conhecida uma frase do Terceiro segredo: "o dogma da Fé se manterá em Portugal".
Portanto, havia palavras no Terceiro Segredo.
É claro que se o primeiro segredo tratava das almas, das pessoas, e o segundo das nações, seguindo a ordem crescente, o Terceiro segredo deveria tratar da Igreja.
Poucos anos atrás, depois de ter se negado, durante muitos anos, a publicar o Terceiro Segredo, na última viagem do Papa a Fátima, o Vaticano publicou o que disse ser o Terceiro Segredo, afirmando que ele consistia apenas numa visão.
A religiosidade mora no coração dos brasileiros, qualquer que seja o nome da igreja deles. Fui batizada na católica e sem poder escolher, porque, desde fedelha, amava as Igrejas Batistas de Nova Odessa, com seus magníficos cânticos. Meu pai Júlio, batista, só se casou com minha mãe Julietta, quando se batizou católico. Aprendi, com isso, que há Deus sem templo, sem religião. Até hoje continuo sentindo dessa maneira. Respeito os templos, com anjos e santos e todos os demais, sem anjos e sem santos. Creio é na missão de cada, em se melhorar, sempre e amar a todos os irmãos, filhos do mesmo Deus.
Aproveito-me do Terceiro Segredo de Fátima, que o Vaticano disse...apenas uma visão!
Com a licença dos meus leitores, houve a primeira Guerra Mundial, houve a Segunda, tantas famílias enlutadas...eu quero a paz, entre todos! Que os valores, os princípio sadios, o aprimoramento, o amor às tradições, o culto às artes...substituam aquele consumismo besta que fez do antigo lar apenas uma pensão. De vez em quando, os familiares se encontram...e sempre para brigarem, é ou não é?
Se houver uma Terceira Guerra Mundial, certamente a Quarta Guerra será...a pedradas! E teremos que recomeçar tudo. Estudando os Segredos do passado...e os Mistérios do futuro.
Mas, estamos no presente, num ano de importantes eleições, em que podemos desfazer os Mistérios e preparar um País forte, certo e sério, ao futuro.
Como? Não vendendo seu voto, não “indo” na onda dos mais retóricos, informando-se, sempre, escolhendo o melhor!Votando certo! Abaixo os de ficha suja! Nada de “anistia” aos corruptos...meio que redimidos; na verdade, autênticas cabras a tomarem conta de nossa horta! E que nos iluminem os Santos e Anjos das Igrejas que tiverem Santos e Anjos e que enviem, a todos os brasileiros, as outras todas, sem Anjos e Santos, porém, com melodias celestiais! Sabia que a música boa (não o barulho) é a única força capaz em botar os dois hemisférios do cérebro, a funcionarem, juntos? Aprendi isso, anteontem.
daidypeterlevitz@hotmail.com

10 de agosto de 2010

Periscópio sobre o exercício da cidadania.
Daidy Peterlevitz

Hoje vai sem o sinal @ para não ficar repetitivo, chato e...”pesado”. Vou abusar do “asterisco”, um sinalzinho simpático em forma de estrela, cujo nome vem do grego (asterisko).. Na escrita significa o convencional ou serve de remisão. Dos pecados, não, viu? Ele nem se parece com as (felizmente) abandonadas...”indulgências”! E, também não vale chamar o coitadinho de “asterístico”, termo mais apropriado, creio, a filmes bobos de ficção boba. Asterisquemos, pois!
* Em nossa última prosa, no final de alguns argumentos, eu disse que deveríamos votar no menos pior, lembra-se? Vamos esclarecer.
* Menos pior de que o eleitor tem notícia, mas não basta, é pouco demais, insuficiente para o exercício da cidadania...
* É bem verdade que o “exercício da cidadania”, desse povo hospitaleiro e tão ainda desigual, não é entendido da correta forma. E o será, tamanha é a confiança que deposito em cada e em toda etnia que forma o nosso Brasil, tão rico e tão pobre, ainda, no resgate dos valores dos antepassados do além mar...Asteriscando, tentarei fazer mais claros os sentimentos que povoam meu coração e as lógicas razões que circulam no cérebro desta mãe, professora e, de tempos, a cronista que proseia com o leitor , toda semana..Haja paciência dele! Mas, sou xereta, teimosa, muito insistente e...
* Agradeço a Deus, qualquer nome que “Ele” tenha, em haver-me presenteado com a honra em ver, em cada ser humano, o que de bom nele existe e de buscarmos, juntos, alguma solução para o restante.Deu certinho, uma beleza, enquanto mãe, enquanto professora e é justo a essa parte boa, de cada um, que ouso prosear com.
* O que é o progresso, o desenvolvimento de um país? Ser rico, ter muito petróleo, muito poder?
* Não foi o mais poderoso país do mundo, acaso, a desencadear a crise internacional, pelos desmandos todos, do sistema financeiro e de cada americano, sempre à busca do “modo de vida americano”, sedento de comodidades, de casas lindas, de novos carros, em...bairros e clubes mais...”conceituados”? O consumismo no lugar do progresso verdadeiro, de valores, de princípios que elevam, países e pessoas?
* E sem mencionar as inúmeras viagens do Lula, aos países todos...sempre na busca da cadeira cativa na ONU , o prestigioso vice, José de Alencar assumiu o país, por 500 dias, em relacionamentos do Lula, comerciais sempre!
* Tudo é dinheiro!! A posse, a alimentar o selvagem capitalismo...de sempre! A mídia televisiva, como ajuda nisso, contando que tantos milhões saíram da miséria, porque...consomem mais! Uma beleza tudo! Consumir, sim, mas fazer disso o objetivo primeiro da vida, não!! Pelo menos para mim, que planta e colhe muito, do quintal.E, se puder de ser útil, amigos, deixem, por agora, as novelinhas...tornem-se cidadãos de verdade! Não é votar no pior, é saber a escolha certa, sem ligar à propaganda, sem dar trela ao consumismo, e nem às estatísticas!
*Enfim, é assistir a tudo, ouvir os noticiários, seguir as entrevistadas da Globo, nesta semana e não aceitar nada, de pronto!
*E sei que você sabe pensar por si, se bem informado!
*Informar-se é, de forma simples, o “exercício da cidadania”., para saber escolher quem vai preparar o Brasil para os filhos, os netos, os bisnetos. E com os reais valores que...o dinheiro não compra! Pense nisso, ao votar.
daidypeterlevitz@hotmail.com
Periscópio, mas...com o pé no chão do nosso Brasil!
Daidy Peterlevitz

@ A Copa se foi, o Dia dos Pais também, e, depois de merecido recesso parlamentar, os congressistas voltaram a funcionar. Eu falei “funcionar”? Devo ter errado, sempre faço isso. Eles voltaram é muito roucos, depois de seis ou sete “palestras” ao dia, em seus Estados. Eu chamaria de comícios, pela própria reeleição. O poder deve ser muito bom, com todas as mordomias que este meu generoso povo permite!
@ O primeiro senador a usar da tribuna foi o negro petista, excelente pessoa, sempre a lutar pelas minorias, pelo resgate da dignidade dos aposentados, pelo fim do “fator previdenciário”, que empobrece, sempre! Paulo Paim, do Rio Grande do Sul .Pelo regulamento do Senado, ele teria 20 minutos e mais uma prorrogação ... porém, só foi interrompido depois de 45 minutos de fala! sobre sua meritória vida, seus grandes feitos, sua história, desde quando era sindicalista, etc e mais etc, seus projetos, etc. Sua excelência falou muito, querido senador Paulo Paim e eu tenho muita paciência, sabe? Já lhe conheço a meritória história, Sua excelência não deixa ninguém se esquecer disso, de tanto que a repete! Sou muito paciente, já lhe contei? Com todo meu respeito, sua meritória história me soa como carne...carne de frango, hoje mais em conta! Deixemos a carne de vaca de lado.Espero, ardentemente, que...sua meritória história tenha sido paga pelos contribuintes, entre os quais me incluo, até que o achei...
@Ridículo, na segunda feira, quando sua excelência achou “ridícula” a postura da mídia, sobre os diretores, assessores...pagos por eu, tu, ele, nós vós eles, que saiam de Brasília, a auxiliar as campanhas, nos Estados..”Isso sempre acontece e sempre aconteceu”, foram suas palavras, querido senador negro e bom!
@ Devo discordar! O erro do passado não justifica o hábito de isso continuar, porque tudo ficaria uma baderna, não é? Aliás, a baderna já existe!...
@ Meu querido Paulo Paim, eu não sou ninguém, apenas uma vó xereta, que escreve, porem , à, minha família, passei um ditado latino: “Amicus Plato, sed magis amica veritas”. Amiga de Platão, sim, porém mais amiga da verdade, E sua excelência, desconhecendo o ditado, falhou. I am sorry, querido petista!!.
@ Carros, ônibus são incendiados em S.Paulo, assaltos aos quartéis, o crime organizado é quem manda! Há insegurança total e, ainda, criticam o Serra, porque vai inaugurar o Ministério da Segurança! E eliminar alguns, só cabides de emprego!
@ Não sou “serrista”, o voto é secreto.
@ O PMDB, o maior partido, anda perdendo espaço, ainda bem! Em democracia, o Sarney não pode mandar sempre e tanto! Dá uma olhada no Maranhão, espaço da “ família”, há 40 anos e...tem um dos menores IDH – índice de desenvolvimento humano!
@ Bem, caro leitor, o que lhe peço é não votar em partidos, eles não têm filosofia, fazem as mais estranhas coligações! Vote no seu candidato menos pior!
daidypeterlevitz@hotmail.com

5 de agosto de 2010

Homenagem ao padre Valcir Rodrigues Coelho, no aniversário de sua ordenação.

Homenagem ao padre Valcir Rodrigues Coelho, no aniversário de sua ordenação.

Há semanas atrás, minha caminhante amiga, Maria ( M. Aparecida Tavares Fernandes) me fez um convite, a ir num almoço, no salão de festas da Igreja de Santa Luzia.
Fui, e muito exigente, sempre, na culinária, que amo.Tudo foi perfeito, uma delícia em cada prato! Pessoal caprichoso!
Inúmeras mesas, fiéis felizes, mas...impressionou-me, muito, o seguinte fato:
O padre Valcir chegou, jovem – nasceu a 01/12/1972 – e, foi, em cada e toda mesa, abraçando e beijando, a todos, a todos!
A Maria me apresentou a ele e...até minhas velhas faces receberam um beijo!
Nem me lembro mais da última vez que fui beijada, por jovem bonito!
Deve ser há 60 anos, calculo.
Amei aquele almoço, principalmente pelo fato de que, em minha longa vida...conheci muitos padres que se mantinham bem distantes de seus cordeiros!
A Igreja perdeu fiéis, mas os recupera, com esse tipo de padre jovem!
Tenho certeza de que o pai do padre Valcir, Sr. Jaime Rodrigues Coelho, falecido em 1.996, esteja muito orgulhos do filho!
A sra. mãe dele, Geralda Ramona Coelho, tive a honra em conhecê-la, numa excursão da Cidnha.
Aí me veio um novo convite da amiga Maria mas, ao jantar dos dia 06,...não iremos não! Pessoas idosas não devem se empanturrar, à noite..
Agora, no almoço, com porco no rolete, ah! Sim, estaremos lá!
E pediria ás caprichosas cozinheiras, da paróquia de Santa Luzia, que não servissem nem arroz e nem batatas! Muitas saladas, sim.
Proteína animal, com hidrato de carbono, engorda muito!... e obesidade só faz mal.
Devo agradecer à Célia Tolon e, lógico, à amiga Maria,pelas informações que me deram.e que me permitiram fazer esta humilde homenagem, que presto, ao Padre Valcir.
Meu abraço.
Daidy

2 de agosto de 2010

Meu querido pai, Julio Peterlevitz, sou a Daidy, sua filha. Tenho uma enorme foto do sr., aqui na cabana, sempre com vaso e florinhas, que eu planto.
Eu lhe faço perguntas, todos os dias, mas o sr., meu pai Julio, continua calado...! Talvez seja a mostrar que todos devamos encontrar o nosso caminho, mas é difícil sem o sr., que se foi em agosto de 1942!
Tenho saudade do sr., meu pai!!! muita saudade!!!
E, neste "Dia dos Pais", lhe dedico esse poema, seqüestrado por um grande amigo, que... também não tem pai!
Eterno carinho desta filha, que tenta honrar o sobrenome que o sr. me deu!


As Mãos do Meu Pai
(Mario Quintana)

As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas...

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...


Copie essa mensagem, envie para o papai, faça uma linda surpresa no dia dos pais.

30 de julho de 2010

Sem a obrigação de fazer deste belo texto uma corrente, apenas achei interessante e quero dividí-lo com vocês.
Abraço a todos e bom final de semana.
Ronaldo

QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!
Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.
Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.
Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação:
- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!
Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando alimentos.
Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:
- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:
- Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!
"NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA, MAS QUANDO DEUS DETERMINA, ELA VEM.......AH VEM!!!"
"Tenha paciência não é no seu tempo e sim no tempo Dele porque você vê até um limite Ele ultrapassa esse limite e vê muito além do que enxergamos.!!"
DEUS te abençoe, e tenha um bom dia
Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estão chegando ao fim.
Uma benção está vindo em sua direção.

21 de julho de 2010

O credo, a cruz e o cruz credo!

Então, fiquei sabendo que existia um Frade, de nome Demétrius dos Santos Silva, de S.Paulo. Ele opinava sobre o uso da Cruz em repartições públicas.O Ministério Público é a favor da proibição da presença dela, naquelas repartições. O tal de Frade concorda com a proibição.Vejamos alguns de seus argumentos
“Nunca gostei de ver a Cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde as sentenças são vendidas e compradas.”
O Frade também não quer a Cruz nas Câmaras Legislativas, em que a corrupção é a moeda mais forte.
Segundo ele, a Cruz também não poderia estar em Delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são torturados e constrangidos.
“Também não a quero ver em prontos socorros e hospitais, em que pessoas pobres morrem sem atendimento”,
E termina o Frade: que...”Cristo não é a favor da sórdida política brasileira”. Nada da Cruz, portanto, em repartições públicas.
A amiga que me enviou o assunto fez uma afirmativa que o Frade falava em nome de todos os cristãos. Ah! Não, em meu nome não!! Sou contra o Ministério Público e sou contra o Frade.
Leitor, analise os meus argumentos.
Jesus Cristo, simples e pobre, nasceu numa manjedoura...emprestada; viajou no lombo de um burrico...emprestado; fez milagres num barco...emprestado! Só a Cruz era Dele!
Humilde, Jesus Cristo era seguido por paupérrimos, por doentes, por aleijados, por leprosos!
Tenho cá com meus botões que Ele ficaria muito mal humorado se tivesse que morar na riqueza e suntuosidade do Vaticano!
A Cruz, (em que Ele morreu por nós) prova a caridade em Suas últimas palavras dirigidas ao ladrão ao lado: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso!”...
Agora vou conversar com o Frade: “Meritísso Sr. Demétrius, Cristo morreu para nos salvar, mas...parece que não adiantou nada, não é? A maldade, a corrupão, a pedofiliae continuam, por todos os cantos, é certo ou não?! As palavras Dele:”Pedro, sobre estas pedras construirás a Minha Igreja!”...sempre cá com meus botões...ando em dúvida se a Igreja tem feito o certo...já se passaram 2 mil anos, pô!! Creio que Ele precise voltar e fazer algumas modificações, como no seu modo de pensar, meritíssimo Frade, que pretende a Cruz só em lugares “nobres”. Ela deve, sim, representar o amor e a caridade em todos os cantos onde houver lágrimas e dor!

Meritísso Frade, Jesus não era quietinho resignado, não!! Ele chicoteou os vendilhões do Templo! Talvez, sempre cá com meus botões, o Frade precise de uma...chicotada!
Com todo o meu respeito, daidypeterlevitz@hotmail.com

12 de julho de 2010

O GOLEIRO BRUNO...

1. As mulheres dizem que Cristiano Ronaldo e Kaká são lindos de morrer.
Elas precisam conhecer o goleiro Bruno. Ele é de matar.

2. Bruno dispensa advogado, alegando que como ele é goleiro, fará sua
própria defesa.

3. Goleiro Bruno vai mudar de esporte. Vai pro XADREZ.

4. Fase do mata-mata: Cristiano Ronaldo mata no peito, Val Baiano mata
na canela, Felipe Melo mata no campo e o Goleiro Bruno mata no sítio.

5. O Bruno é tão bom goleiro que nunca engoliu frangos, agora, quando o
assunto é presuntos....

6. Poderiam ter levado para a Copa o goleiro Bruno do Flamengo,
estaríamos sossegados agora nesta fase do mata-mata!!!!!

7. O São Paulo tem o goleiro artilheiro, o Flamengo tem o goleiro
matador!

8. Sorte de hoje: o goleiro Bruno não sabe que você tem um filho dele.

9. Um grande time tem um goleiro pegador e um atacante matador, mas o
Flamengo tinha tudo trocado ,o Adriano pegador e o Bruno matador !

Agradeço ao amigo e colaborador, Marcos Ferrari, o envio desse bem "bolado" texto.
Daidy.





9 de julho de 2010

A babosa babante!

Bem, só fiquei sabendo dela, quando um amigo (dr. Evaristo, pretenso), me contou que, vivendo em clima seco, tórrido, os exemplares, ao sentirem a pele ressecada, abriam a folha da babosa, e passavam a baba nas peles secas.. Ao longo dos tempos, isso chamou a atenção, porque, aquele pessoal todo tinha uma pele invejável, belíssima!

Os cosmetólogos chegaram, as empresas se multiplicaram., eu mesma fui estudiosa e partícipe de três delas: A Halrh Glo, a Sanrays e a Pro Aloe.

E...aos 73 aninhos... minha pele cuidada até pode fazer inveja a alguém com 350 anos ao menos! Múmia por múbia...me prefiro inda bem vivinha!

Não é esse o objetivo, longe de mim!

O assunto é outro, e sobre a saúde! Um frei percebeu que, ao longo de muitos anos, a mistura de mel com babosa, curava evitava doenças! Isso é fato conhecido de todos!

Tenho a honra em ser mãe do Mário, genro do Sr. Otsuka, um produtor de mel. Trouxeram o Frei à Campinas, para palestra, em universidade e...nada deu em nada, porque, creio, os “donos das químicas” não gostaram!...

Isto posto, meu assunto é outro, coisa de família, também..Minha nora Cristina, marido e netinhas a bordo, achou que a “sogrinha, na cabana, ”merecia um vaso maior de Aloe Vera, a babante..Meu vaso era pequenino... E a planta enorme veio, a maior delas!, só que em vaso pequeno , mas que baita de pesado! pesado bastante! Muito! Comprei vaso grande e, no transplante, o Sr. José, meu ajudante de jardinagem por meia hora ao dia (depos do almoço dele) , me perguntou; “Como é que esse peso todo veio para dentro? É grande demais! pesado demais!, difícil de fazer isso e, olha, eu tenho força!”

Só respondi:: “foi no colo do meu filho Mario.”..Também me surpreendi com a força dele!

Magro, alto, sequer tem a aparência daqueles musculosos tipo Swasneigher ou do Van Dame...é verdade!

Mas... tem a força desses mistérios! A força da fé, o mérito da tentativa em ajudar quem precisa e quem sofre!!

A babosa babante, acomodada, teve alguns danos, no transplante dos vasos. Respeito isso e, só depois que a percebi “em casa”, fui, à noite, cortar um pedaço, sempre lhe pedindo licença..Por que à noite? Há mais enzimas, sem luz.

E você me perguntaria o porque de ela sentir-se “em casa”.

Aqui na minha santa cabana, com um bando de anjos protegendo, é assim: “Ninguém me obedece!” Jogo sementes nos lugares certos e...cada uma nasce onde lhe aprouver! Há pé de mamão nascendo em vaso, junto com pitangueira que não plantei ali! Há pés de almeirão japonês (aquele que cresce como quiabo)...nascendo em meio à grama...é uma confusão danada! Não mando nada aqui! Cada um faz o que quer.

Eu só queria usar da babosa babante, porque, como minha santa mãe, Julietta Gazzetta, depois Peterlevitz, depois Balkans... tinha o cocoruto da cabeça vazio de cabelos e...já estou ficando assim!

Então, quando meu forte filho, em fé, a trouxe, depois de acomodada, fui lá bater um papinho com ela e lhe disse: “fique bem à vontade, faça o que lhe aprouver, todas as plantas fazem isso, na cabana!” Meus filhos também....não mando mais é em nada!!

Daidy, a mãe, a careca no cocoruto.

1 de julho de 2010

REPASSANDO...

SAIBA PORQUE A GLOBO ESTÁ TENTANDO JOGAR O PÚBLICO CONTRA O DUNGA

Sensacional !!! Se a moda pegasse ... Que bom!

DUNGA – MESMO SE PERDER DE GOLEADA, JÁ É UM VENCEDOR...

O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de quarta
feira, 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente
no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos:

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira
contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora

local na África do Sul.

Eis que, de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil
dona Fátima Bernardes, toda-poderosa primeira-dama do jornalismo
televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe
completa de filmagem, iluminação, etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora
esposa do chefão William Bonner sentenciou :

“Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo,
com o treinador e alguns jogadores...”

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao
portão e, após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi
incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
“Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM
EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras
deTV ou não fala pra nenhuma...”
Brilhante!!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro
peitava publicamente a Vênus Platinada!!!
“ Mas... prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre
o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo)

e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a

matéria”.

- “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse
espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com
licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro
Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o
cargo agora mesmo!”

O treinador então virou as costas para a supra-sumo do pedantismo e
saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até
tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo

de coragem e independência.

Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada! Uma estátua para
ele!!!

Essa mensagem me foi enviada Pela rmã de sempre, Rosa Maria Farani Magaldi Riveiro de Mendonça (ufa!)



Os craques de antes e o crack político de hoje!
Daidy Peterlevitz

Todo brasileiro está mais de careca em saber de todos os impostos que paga e está mais que careca em saber da corrupção que existe, nos três poderes..Soube por reportagem, que, num elegante bairro da capital, S.Paulo,...havia venda de drogas! Entre craques e crack, eita que pessoal elegante! Os mesmos que reclamam contra a violência !Nosso Brasil está perdido? O crime,mais que organizado, vencerá a desorganização dos certos?.
Escrevo na terça, 29, final de fase da Copa.. Como torci pelo Japão! Não deu. Embora gostando dos espanhóis, torci por Portugal.
Também não deu!
Mesmo assim... “No corto pobrezinho do meu lar., há fartura de carinho; quando à porta humildemente bate alguém... senta-se à mesa com a gente. Quatro paredes caiadas, um cheirinho de alecrim...um prato d’uva doirado, duas rosas, um jasmim..um São José de azulejo, um sol de primavera...uma promessa de beijos, dois braços à tua espera....”
É com certeza uma casa portuguesa!
Gostaria de pedir ao meu amigo, poeta de Nova Odssa, Alcides Gonçalves Sobrinho, um favor. Que dissesse a todos os portugueses que aqui vieram para ficar, para trabalhar, para construir o Brasil de hoje...que esta Pátria os ama.
Falta muito, ainda, para o nosso Brasil ficar do tamanho que merece! Faltam líderes! A nossa juventude anda se consumindo, no crak! Faltam craques na política ... em no campo Relembremos alguns dos bons:..
Goleiro - Gordon Banks (Inglaterra 1963 -1972) – Noa anos 70 era sem nenhuma dúvida o melhor goleiro do mundo. Não era espetacular. Não fazia que as coisas parecessem mais difíceis do que realmente eram. Fazia que as coisas difíceis parecessem simples.
Lateral direita - Carlos Alberto (Brasil) - Um defensor que gostava de atacar. Excelente distribuidor e autor de uma boa quantidade de gols.
Zaga central - Bobby Moore (Inglaterra 1962-1974) - Estupendo capitão. Não era excelente pelo ar, nem também era tão rápido. No entanto compensava tudo com seu cérebro. Grande leitor do jogo e fonte de inspiração.
Zaga central - Franz Beckenbauer (Alemanha 1965-1977) - Era um jogador completo. Interpretava o jogo de maneira brilhante e era arrogante com a bola.
Lateral esquerda - Duncan Edwards (Inglaterra, 1955-1958) - Sem dúvida ia ser o melhor jogador inglês de todos os tempos. Era um fora de série.
Meia-direita - Johan Cruyff (Holanda, 1966-1977) - Outro grande cérebro e talento extraordinário. Totalmente imprevisível. Imponente à vista. Sempre encontrava espaço e tempo e tinha capacidade goleadora. Um grande líder.
Meia-central - Alfredo di Stefano (Argentina, Colômbia, Espanha ) - Conhecido como o "pequeno árabe" por sua rapidez. Seus passes, seu controle e disciplina eram brilhantes. Ninguém podia tomar controle de uma partida como ele. O melhor jogador ao que enfrentei.
Meia-central - Michel Platini (França, 1976-1987) - Talento sublime para passar a bola. Podia colocá-la através da cabeça de uma agulha. Podia recebê-la em qualquer posição, como se dissesse: "Passa-me para ver o que faço".
Meia-esquerda - Ferenc Puskas (Hungria, 1945-1956) - Um grande goleador. Quando apareceu em cena ninguém tinha visto um controle e um talento igual. Em sua época foi o melhor jogador do mundo.
Atacante - Pelé (Brasil, 1957-1971) - Tremendo. De talento natural, era pitoresco e todo um personagem. Pés extraordinários. Outro que tinha essa aura de "não tentes tirar-me a bola. Sou demasiado bom", mas de uma forma amável. Marcou gols espetaculares.
Atacante - Diego Maradona (Argentina, 1977-1994) - Grande carisma. Enchia-se de vida quando recebia a bola e começava a correr com ela. Ninguém correu tão rápido com a bola sob controle. Glorificou o jogo sul-americano e adorava o grande palco.
Ainda o cujo brilha, pelo carinho e afeto. Vamos ver!

9 de junho de 2010

Linda apresentação de slides da cidade de Monte Verde!!!


Clique na foto para ver!!!
“Quero que você me aqueça neste inverno e que tudo mais vá pro inferno!”. Final da doenças.
Daidy Peterlevitz

Aquela melodia, por muitas vezes a ouvi na voz do rei Roberto Carlos. Se ele quer que o aqueçam, como súditos, também podemos pretender, pela isonomia de direitos.. Acabemos com o assunto das doenças de inverno.

O tempo do frio chega, eu gosto dele, espero que você também, mas algum cuidado é necessário, por causa dos incômodos abaixo relacionados:

Alergia
A alergia é uma "resposta imunológica exagerada", isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Em geral, ela tem motivação genética. As alergias típicas do inverno são as respiratórias, e seus sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele. Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.

Asma
É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias. Não existe como prevenir o surgimento da asma, mas ela pode ser controlada desde que o tratamento seja seguido e que o paciente e sua família se conscientizem do problema.

Amidalite
É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.

Bronquite
É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes.

Faringite
A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças. Os sintomas da faringite são a sensação de "garganta arranhada", febre, pus na garganta, dor de ouvido e dificuldade para engolir. A faringite que acontece subitamente, também chamada de "faringite aguda", pode ser causada por bactérias ou por vírus. Já a faringite que dura um longo tempo, chamada de "faringite crônica", ocorre quando uma infecção se "espalha" de outro lugar (como o nariz) para a faringe.

Gripe
É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza. A transmissão ocorre pelo ar, quando pacientes falam, espirram e tossem, e, indiretamente, pelas mãos e por objetos contaminados.

Laringite
É a inflamação da laringe (região da garganta onde estão as cordas vocais). Trata-se de uma doença que pode aparecer sozinha, ou também ser um sintoma de bronquite, pneumonia e de outras infecções respiratórias. A laringite não causa muita dor, mas provoca rouquidão e tosse seca. Em geral, a voz do doente vai enfraquecendo ao longo do dia. Os causadores da laringite podem ser vírus, bactérias e agressões ambientais como bebidas muito geladas.

Pneumonia
É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta.
Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite forte. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.

Resfriado
Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa. Não existe tratamento contra o vírus – os remédios são tomados apenas para aliviar os sintomas até a recuperação natural do organismo.

Rinite
É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

Sinusite
É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.

Foi a propósito, meu amigo/a, que, no final das três frases (três verbos, três frases), da melodia do rei Roberto Carlos, coloquei: “final das doenças”. Eu não quero, sequer que elas comecem! Nada de tosse, de rouquidão, de febre e de nariz escorrendo!...vivemos em “país tropical, abençoado por Deus, bonito, de natureza”!
As quatro estações Deus as colocou para dar ao agricultor novas chances em semear. Lá no sul, mais frio, a força do trabalho na terra produz ameixas, cerejas e reluzentes maçãs! Lá pra cima, no seco e quente, deliciosas uvas, suculentos e perfumados abacaxis!
Na carta de Pero Vaz de Caminha...”é em toda praia chã, mui hermosa e, em tal maneira graciosa que, em se querendo aproveitar, dar-se-á nela tudo, por conta das águas que tem”(foi mais ou menos assim, já faz tempo e sou esquecida). Esse é o nosso Brasil, meus queridos, mas...que estou cheirando a gaveta, estou, com esse “inverno no ainda outono”.
Aos solitários, sem a quem abraçar, vistam mais um casaco e ouçam as “Quatro estações” de Vivaldi. Porque, depois do Inverno, vem a Primavera, com as cores todas do arco-íris, nas flores e vem o canto e o gorjeio do sabiá! Voltemos ao tema.
Como se proteger das doenças:
- Beber bastante líquido (mas evitar bebidas alcoólicas); - não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória);- comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola; - manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons;
- evitar lugares fechados e pouco arejados; - evitar fumar e conviver com fumantes;
- secar roupas ao sol; - lavar as mãos com freqüência.
Meu quente abraço.

Contato: daidypeyerlevitz@hotmail.com

31 de maio de 2010

Carta do Presidente do CREA (Ceará) ao Presidente Lula
NOTA DO AUTOR:
Pode divulgar o que eu escrevi na íntegra, não precisa cortar nada não.
Eu nunca falo ou escrevo nada em segredo.
Num pais de covardes como este o único medo que eu tenho é de viver muito mais do que já vivi.
Veja abaixo um e-mail que eu mandei para o "presidente" Lula, com cópia para todos os senadores e deputados federais, revistas, jornais e para todos os da minha lista.
Um abraço, Otacílio M. Guimarães


===> A CARTA:
Sr. Luis Inácio Lula da Silva:

Causa indignação a qualquer cidadão medianamente esclarecido ouvir ou ler a asneira abaixo, pronunciada por uma pessoa semi-analfabeta, despreparada, sem nenhuma ética, que 52 milhões de abobalhados colocaram na presidência da república do Brasil. Esclarecendo: asneira vem de asno ou burro.
O senhor passou a sua vida toda, juntamente com o seu partido (?!?!?!), mentindo para um povo até conseguir conquistar as consciências de 52 milhões de incautos que não sabem distinguir óleo de água e agora, depois de ter implantado no Brasil o maior esquema de corrupção jamais visto no mundo ainda vem dar uma de o mais honesto do país com essa afirmação desproposital, descabida e desrespeitosa.
Pois eu lhe digo, senhor Luis Inácio: eu sou um brasileiro de 62 anos de idade, não sou analfabeto, meus pais não eram analfabetos, eu recebi uma educação doméstica, moral e formal para dizer ao senhor, o seguinte: me respeite! Respeite o meu país! Respeite as pessoas que estão indignadas com a sua desfaçatez!
Se o senhor acha que o único repositório da ética e da moral deste país é o senhor, pois fique sabendo que eu quero discutir com o senhor sobre ética e moral, cara a cara, olho no olho.

Eu quero que o senhor me explique como é que Delúbio Soares e Sílvio Pereira armaram o esquema criminoso que resultou neste mar de lama que emporcalha a história do Brasil sem que o senhor, o José Genuíno e o José Dirceu soubessem de nada.
Eu quero que o senhor me explique, cara a cara, olho no olho, porque Celso Daniel, prefeito de Santo André, foi assassinado friamente e o seu governo agiu no sentido de paralisar as investigações.
Será que o senhor sabe o que significa obstrução da justiça? Pois foi isto o que o senhor fez, obstruiu a justiça. Se o Brasil fosse um pais sério, o senhor já estaria na cadeia só por isto.
Eu quero que o senhor me explique porque mandou a prefeita de São José dos Campos, Ângela Guadagnin, exonerar o secretário de finanças Paulo de Tarso Venceslau só porque este, que também fora secretário de finanças da Prefeitura de Campinas, descobriu um esquema de desvio de dinheiro público operado pela CPEM, que somente em 1992 desviou 10,5 milhões de dólares da prefeitura de São José dos Campos, sem falar nas outras três onde o esquema funcionava (Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto, esta última tendo como prefeito Antônio Palocci, ex-ministro da fazenda), dinheiro esse que se destinava a alimentar o caixa 2 do PT.
Nesse esquema o Paulo Okamoto, que não detinha cargo público e era apenas militante do PT, fazia o papel que o Sílvio Pereira fez até ser desmascarado recentemente.

Note-se que estes fatos ocorreram há 12/13 anos atrás.
Não é de hoje, portanto, que o PT se utiliza desses esquemas criminosos para suprir o seu caixa 2 e aumentar o patrimônio de seus integrantes. Inclusive o seu e do seu filho, o Lulinha, que recentemente recebeu da Telemar cinco milhões e duzentos mil reais como investimento numa empresa que eu não pagaria um centavo por ela. A troco de quê, senhor Lula, a Telemar deu essa dinheirama toda ao seu filho?
O senhor e seus asseclas vivem dizendo que tudo é culpa das elites brasileiras. Para mim, as elites que jogaram o PT e o governo Lula na lama têm nomes: José Dirceu, Sílvio Pereira, Delúbio Soares, Marcos Valério e os que estão acima destes que o senhor tão bem conhece e eu não preciso citar. O senhor é o chefe de todos eles. É o campeão mundial da "maracutaia" (palavra que tanto usou no passado para ofender, impunemente, seus adversários políticos).

Pois eu lhe digo, senhor Lula: neste país nasceu antes do senhor um homem em condições de discutir com o senhor, cara a cara, olho no olho, sobre ética e muitos outros atributos que o senhor não possui, como por exemplo, capacidade administrativa, discernimento, iniciativa e coragem de tomar decisões.
E digo mais: que eu não estou sozinho, pois o Brasil tem milhões de homens e mulheres que têm condições de discutir com o senhor sobre ética e moral e dar aulas destas matérias, se é que iria entender. Quer me parecer que o senhor não entende o verdadeiro significado das palavras ética e moral, talvez seja este o caso, já que nunca estudou e se gaba de ter nascido de país analfabetos.

Na verdade, quem se gaba de ter nascido de país analfabetos e de ter pouco estudo não tem o direito de ofender todo um povo arvorando-se no único repositório da ética e da moral. Isto já é coisa de doente mental como aconteceu com Hitler, Stalin, Lumumba e tantos outros ditadores, responsáveis por milhões de assassinatos de inocentes.
Senhor Lula, o senhor foi colocado onde está por pessoas tão ignorantes ou mal intensionadas quanto o senhor. Mas eu devo lhe dizer que os homens e mulheres de bem deste país já estão cheios das asneiras que o senhor fala e faz e com suas bravatas, com a sua incapacidade sobejamente demonstrada em governar o país e com o fato de estar se esquivando de suas responsabilidades nos desmandos praticados pela cúpula dirigente do PT querendo nos fazer crer que Sílvio Pereira e Delúbio Soares agiram sozinhos. Não creio que Sílvio Pereira e Delúbio Soares sejam tão burros assim. Só um idiota acreditaria nisso.
E digo-lhe mais uma coisa: pare de subestimar a inteligência dos brasileiros, pare de ofender os brasileiros, principalmente aqueles que acreditaram em suas mentiras e suas falácias e lhe colocaram onde está hoje. Está na hora do senhor devolver estes votos juntamente com um pedido de desculpas tomando a decisão de renunciar ao cargo para o qual o senhor nunca esteve preparado para exercer.

A seguir trecho do discurso proferido ontem pelo senhor, presidente Lula, para uma platéia de petroleiros da REDUC, Duque de Caxias, e que ofende pelo menos aqueles que possuem ética e dignidade neste país, o que não é o seu caso.
"Neste país está para nascer alguém que venha querer discutir ética comigo. Eu digo sempre o seguinte: sou filho de pai e mãe analfabetos. E o único legado que eles deixaram, não apenas para mim, mas para toda a família, é que andar de cabeça erguida é a coisa mais importante que pode acontecer para um homem ou uma mulher. E eu conquistei o direito de andar de cabeça erguida neste país com muito sacrifício. E não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu baixar a cabeça".
Estou pronto para discutir com o senhor sobre ética e outros assuntos a qualquer momento que o senhor escolher. Isto se o senhor tiver coragem, porque sempre foge covardemente do debate com a imprensa e com pessoas inteligentes, pois não tem a hombridade de responder ou enfrentar. A maioria do povo brasileiro está de saco cheio com o senhor e com o seu PT - PARTIDO dos TRAMBIQUEIROS, cambada de assaltantes que ocupam postos chaves de nossa nação, mas vai chegar a hora de prestarem contas das falcatruas que enche seus bolsos dia e noite. E não vão adiantar operações plásticas e outros artifícios, fugir para outros países, pois o mundo hoje está muito menor do que já foi no passado e sua figura burlesca já é bem conhecida lá fora.
Estarei aberto para debater estes e outros assuntos em público, em dia, hora e local que bem lhe aprouver, com a presença da imprensa ainda não comprometida. Considere-se desafiado a partir deste momento.

Otacílio M. Guimarães - Presidente do CREA (Ceará)
Se você é dos que tem moral e ética, ou pelo menos vergonha na cara, divulgue esta carta, porque o Brasil merece, assim como seus descendentes que estão vindo aí.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

No virus found in this incoming message.
Checked by AVG - www.avg.com
Version: 8.5.339 / Virus Database: 270.12.39/2134 - Release Date: 05/27/09 07:50:00



Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!