14 de outubro de 2009

O Nobre Anfitrião

Texto publicado em março de 2003

Ontem, domingo 16 de março, segui, atentamente, as falas resultantes do seqüestro-relâmpago nos Açores...
Não!! Não seqüestro! REUNIÃO relâmpago entre Tony Blair e os presidentes da Espanha e dos Estados Unidos.
Não acreditei do que ouvi do sr. Bush!
Ele, simplesmente, é um homem bom, muito preocupado com o bem estar dos iraquianos, dominados e submetidos pela força do algoz ditador Saddan Hussein!
E mais! Não é que ele afirmou que toda a riqueza natural do Iraque, inclusive petróleo, deve reverter em benefício do povo... iraquiano?!
“A esse povo essa riqueza pertence!”, acrescentou.
Muito preocupada, tornei a ouvir e ver, de hora em hora, a reportagem pela Globonews.
Era isso mesmo!!
Eu estava errada e, até aqui, julgar muito mal a este chefe do país mais poderoso do planeta...!
Consciência muito dolorida imaginei um rápido plano a pôr meu coração sem remorsos: eu faria, correndo, uma linda crônica, assim que ele, o sr. Bush desse “a ordem” que, tenho certeza, Ele daria.
E assisti a todos os noticiários... à espera dela... até que chegou o dia seguinte, a segunda-feira.
Exatamente 11horas da manhã.
O dia é o D. 17 pré-guerra.
O ouro está subindo de preço.
Meios de comunicação falam muito que aos inspetores de armas da ONU, que estão no Iraque, foi aconselhado saírem daquele território. Eram 750; alguns já viajaram, outros, mais teimosos, persistiram à procura de armas químicas e biológicas de destruição em massa que o Saddan possuiria.
Ele afirma que não as tem e, grande charuto à boca, gargalhando, afirma: “ Nós não temos essas armas... mas podemos construí-las, para que ele (Bush) as destrua!”.
Bem humorado ele está!
Bem humorada, também, continuo esperando “a ordem”, enquanto me vem à mente que um americano bem contra a guerra chega pro Bush e pergunta:
– Você é mesmo um burro ou está doidão?!
– Olha, posso lhe afirmar que doidão não estou não!
O ouro continua subindo!
Notícias dão conta que a Alemanha acaba de fechar sua embaixada em Bagdá. Um atrás do outro, os carros todos foram saindo, levando os alemães de volta à pátria, até que propícias condições lhes permitam a volta.
Eu espero “a ordem”.
A conselho do Ministério do Exterior, a Inglaterra chama todos os ingleses para casa, deixando o território do Iraque.
Eu espero “a ordem”.
O ouro continua subindo.
Portugal pede a todos os seus filhos que estejam tanto no Iraque quanto nos países vizinhos que deixem, imediatamente, o local...
Eu espero “a ordem”.
As tropas e armamentos norte-americanos devem usar de uma estrada de acesso ao Iraque. Tudo já está deserto. O pessoal dos arredores sumiu.
Eu espero “a ordem”!
– Pode-se saber, afinal, que raio de “ordem” é essa?
– Yes, yahabibi! Como o sr. Bush odeia o Hussein, mas ama ao povo iraquiano... já que a força vai ser usada e o Hussein afirmou: “Daqui não saio...daqui ninguém me tira...!”... eu esperava uma ordem do sr. Bush no sentido de que todos os iraquianos fossem, carinhosamente, retirados do palco da guerra e... conduzidos, com respeito, ao mais poderoso país do mundo!!
– Eu esperava que o sr. Bush hospedasse seus queridos irmãos iraquianos, como nós hospedamos a um irmão, quando ele precisa!!!...
Já que a ordem não veio, tenho três inadiáveis iniciativas a tomar:
A primeira é ligar ao Lula e pedir a ele que retire do mercado norte-americano, todas as nossas Adrs, todos os nossos papéis brasileiros, antes que levem... bomba!! E os traga aqui. Ganhando mais, o brasileiro mesmo vai comprar o que é dele.
A segunda providência é ir, rápido, vender a aliança de ouro. Dez dólares a mais por onça! Depois, na baixa, a gente a recompra!
A terceira providência é ir, correndo, esconder-me em baixo da cama!

Nenhum comentário: