24 de outubro de 2009

Três botões de rosa e orvalho de lágrimas

Texto publicado em maio de 2004

Quatro horas da manhã de um sábado, duas semanas que antecedem o Dia das Mães.
É uma longa avenida e o capacete de um jovem de moto reflete a luz prata da lua crescente.
Calculo que, nesta viagem solitária, o céu e o escuro da noite por companhia, ele estivesse muito feliz consigo mesmo e pensando: “Céus, quanto se é levado a errar por suspeitos amigos que trilham caminhos escabrosos! Quanto me faz mal aquilo que errei! Mas, confio no perdão de Deus! Estou contente e tudo se mostra pronto. Tenho paz no peito – que ao Supremo ofereço – porque, entre erros, acertos, melhoras e recaídas, algo de nobre e do alto fez-me providenciar ao meu querido filho um futuro diferente – com muito estudo dele – futuro diferente daquele de tantos brasileiros, a quem não é dado chegar aos níveis superiores de graduação... quantas inteligências anuladas pelo narcotráfico... pelo uso e posterior venda de drogas...quantos chefes de famílias alienados...! NÃO!!! meu filho será um exemplo de ética! Um cidadão respeitável! Já providenciei. Está tudo pronto. Como é reconfortante ter esses meus sentimentos! Acho mesmo que, se eu tivesse que morrer amanhã... morreria feliz, meu Deus!...
MEU DEUS!!! O silêncio da noite acorda pelo estardalhaço de – MEU DEUS! – ferragens que se chocam, ao ser albarroado por um carro prata... que também deveria refletir, momentos antes, a prata luz da lua crescente...
Peito em paz estraçalhado.
O asfalto recolhe seu corpo ainda quente, mas já sem vida...
O “amanhã” foi agora.

DUAS MÃES

À porta de uma linda residência bate um coração inquieto, alma banhada de apreensão misto à incertezas. Poderia odiar, não o faz; vilipendiar, não o faz; culpar, não o faz; insultar... mas não insulta...
Do lado de dentro da linda residência, pela portinhola, o amargo de uma face pálida, assustada e triste revela intensa dor... é a mãe do moço que dirigia o carro prata...
Olhares se cruzam.
Lábios emudecem.
Corações pulsam rápidos, em viagem dolorida... com paradas em sentimentos de culpa, desespero e agonia...
As duas almas trocam de lugar.
Uma entende e sente a outra.
A misericórdia que Deus reconhece no âmago daquele que é bom produz a magia do perdão.
Perdão, ainda que afogado em lágrimas.
Retira-se a mãe do órfão, extremamente sensibilizada, mas retorna meia hora depois. Voz modulada, calma, límpida:
- Não quero sofrer mais, com o sofrimento da senhora. Somos duas mães. E, embora seu filho tenha deixado órfão de pai o meu, preciso que essa tragédia não lhe arruíne todos os demais maios. Que todos os que a amam possam vislumbrar no Dia das Mães, um sorriso de alegria!
E entrega-lhe três botões de rosa, com um voto: “Feliz Dia das Mães!!”
Esses fatos são todos verdadeiros. Ocorreram, exatamente numa longa avenida.
Na data referida.
Abraço a todas as mães que sofrem. Ofereço a vocês este texto, de forma geral e, de maneira muito especial, à mãe do órfão de pai, inspiradora desta crônica. Tu tens, jovem Mãe, a forma mais perfeita do amor!... a mais lídima... a mais linda! Aquela que advém da MISERICÓRDIA!!
Três eternos botões de rosa a você!

Nenhum comentário: