21 de outubro de 2009

TIC...TAC!

Texto publicado em março de 2004

Hoje não estou mesmo para as ciências exatas. Estou é ouvindo o TIC...TAC do coração... juro, não quero ser a pessoa idosa que vive no passado, a fazer de conta que é útil nos grupos de terceira idade... quando, na maior parte das vezes, experiência primorosa não é colocada a serviço de quem dela precisaria! Quero sim, viver o presente, como a criança o faz...como o cão o faz e, justamente agora, meu grande amigo Zorro presenteia todos meus vasos... com seu inesgotável xixi!
Uma bexiga e tanto!
Voltemos ao assunto: o TIC...TAC...!
São dois os TIC...TAC que tenho na cabana rústica. Um é amarelo, marca Tecnos, com números grandes, que enxergo sem óculos. Leva, ainda uma etiqueta embaixo: Ind. Relógios Herweg S/A. R. Uruguai, 240. Santa Catarina. Indústria Brasileira. O outro é verde, um Westclox, sem etiqueta. Os dois são econômicos. Não precisam de trocar pilhas. É só dar corda e saber que, em doze horas, eles atrasam 30 minutos só. Fora de moda e substituídos pelos digitais todos. Uma lástima!
Eu os guardo por causa do TIC...TAC do coração. Nunca precisei deles como despertador. Explico: é que dentro de si, cada pessoa tem seu próprio tic...tac. É só dar corda, à noite, direitinho, ordenando ao assim ao sono: "amanhã tenho que acordar às cinco; ou às seis; ou posso dormir até às sete"!
Dá sempre certo!
– Inda que mal lhe pergunte, se não usa as vetustas peças como despertador e...achando difícil, embora não impossível que as carregue no pulso...por que as guarda?
– Cá entre nós...elas guardam um poder mágico! Não conte a ninguém! Quando eu coloco minhas mãos sobre elas...salto no tempo em 35 anos, 36 anos, 37 anos... é uma delícia!!... odor de mato, asfalto à frente... grandes pontes sobre enormes precipícios... linda paisagem de serra...cheiro de mar depois. Por todo o saboroso percurso, até à chegada a alguma casinha alugada em alguma praia... em que o rumorejar espumante das ondas não se compra e... o sentir emoção por estar ali se sabe um presente de Deus... por todo esse tempo, ouviam-se os descompassados TIC...TAC dos dois despertadores...
– Hum...pelo jeito, essas vetustas peças são mágicas mesmo! Você as emprestaria para eu ir...até Peruíbe???
– Não daria certo! É que os proprietários delas eram meus filhos, então pequenos e...a cada pequena viagem, cada um carregava consigo o seu despertador!
– Ora bolas! Isso é piada!
– Não! é um verdadeiro "toque de mágica" que Deus coloca em nós: a capacidade em reviver emoções passadas – e lindas – ao simples ouvir de um TIC...TAC ... mesmo que tal afirmação provenha de idosa que inda espera viver dias sem corrupção de pessoas do Governo deste grande e rico País... de povo muito tolamente resignado e pobre, a quem não é permitido o acesso à Justiça, ao Trabalho, à Educação e à Saúde...
– Isso é outra piada! Nunca vai dar tempo...!
– Errado! Neste ou no mundo do Além... há sempre um TIC...TAC interessado em fazer pessoas incrédulas como você, a reviverem as lindas emoções do passado...
... E a puxar a perna (ou obsidiar) àquelas pessoas que, até agora, latifundiários, escravagistas, políticos corruptos, donos antigos do Brazil... sem falar na moderna direção de incompetentes que nos trazem um sentido de inveja, por não sermos argentinos.Na Argentina há um patriota que afirma:
"Não pagarei a dívida com o Fundo Monetário Internacional e fazer os argentinos passarem fome!"
Mais da metade do que se produziu, no Brasil todo, em 2003...foi pago, pelo "valente" Lula, ao FMI...só por conta dos...juros!!!
Sei que o TIC...TAC acordará o Lula bom! Caso ele ainda tenha a capacidade de emocionar-se!
Ou... ficará o Lula-lá-de lado, porque um novo tempo está chegando!
Basta aguardar... a HORA!
Promessas do TIC...TAC dos corações!

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Que crônica ENVOLVENTE! Uma incursão onírica ao passado remansoso circundada por votos de um futuro mais justo e solidário ao sofrido povo brasileiro... Bjs. Ivone