21 de setembro de 2009

O ASPIRADOR DE PÓ

Postado por Agnaldo Vergara
Texto escrito em julho de 2003

É um velhaco calejador, esse monstrengo.
E... não é só isso. Há mais dois qualificativos a acrescentar a essa...velha engenhoca: a deselegância e a fa1ta de mistério!
Deselegante, sim, justo hoje quando tudo prima pelo "design”, pela linha... flexível, dócil, tênue... volátil; deselegante sim, hoje quando até as armas têm uma aerodinâmica que lembra turbilhonante velocidade tipo dobra espacial... enquanto isso... o meu velho aspirador recorda, exatamente, o primeiro esboço do primeiro torpedo que se imaginou construir, para, nos mares de antanho, se travarem navais combates...!
Falta-lhe o mistério. Pelo menos o mistério original do seu parente - o peixe-torpedo - tipo arraia.
O peixe-torpedo guarda escondido na base
da cabeça um engenho elétrico que agride, a choques, a mão que o queira agarrar. O meu aspirador dá choque, sem mistério, assim que se ligue a tomada!
E não é só isso! Surpreendi-o em flagrante delito quando, sorrateiramente, ele, pela parte da frente, recolhia o pó e... não menos sorrateiramente... redistribuía-o, pela parte de trás!
Debochado!!
- Está bem. Já estou convencido - diz, magnânimo, meu marido - vou comprar-lhe um aspirador novo, moderno, leve, muito veloz. Com rodinhas.
Dito e feito.
Chega o cujo.
Envolto em... misteriosa e robusta caixa, jaz... silencioso e repousado, em meio a avançados acessórios. Impõe respeito.
É eficiente a moderna máquina. Rápida, eficaz... competente!
Suga tudo: poeira, alfinete, caixa de fósforo, cabelo, pé de meia... limpa cinzeiro!
Não fosse um pequeno fato, com certeza eu estaria satisfeita. É que todo dia eu o passo a sugar pêlos e cabelos - pelo banheiro - e o aspirador, mais que depressa, suga, voraz... o rolo de papel higiênico, por inteiro, antes que a... lentidão própria da... veloz idade que tenho me permita desligar o atroz engenho!!...
Sabiamente, então, decidi, depois de sugados 34 rolos de papel higiênico: no banheiro, é sábio que pessoas já de idade, usem o velho, antigo, dócil e fiel “peixe-torpedo”!!...

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Quandom menina estava eu a brincar com o aspirador de pó novinho em folha... Pouco tempo depois ele não aspirava mais nada... Minha mãe levou- o à loja ,a fim de trocá-lo por outro! Lá chegando... SURPRESA! Sua filha, muito arteira havia sugado uma meia que obstruía a passagem do ar... Não nem preciso dizer que minha mãe ficou VERMELHA de vergonha!!! Adorei esta sua crônica, enquanto digitava ria... Bjs, Ivone