2 de setembro de 2009

A perícia

Postado por Agnaldo Vergara
Texto publicado na Internet em dezembro de 2003


Então, perícia é assim: você consegue comprar um lugarzinho seu. Logo à primeira vista, gostou dele.Embora com altos matos, tiricas e adjacências todas anexas, com ratos mortos dentro... você, idiota, como eu... gosta do pedaço.
Compra-o, porque, com toda a imaginação que Deus nos concede, vislumbra, ali, um pedacinho do Éden. Arranca toda aquela mataria; planta árvores que dêem frutas rápido!
Ao vendedor dessa árvores frutíferas, você diz, explicitamente: “tenho pressa! quero aquelas plantas que, com a moderna tecnologia, produzam logo!”
“Custa caro” é a resposta.
E você, idiota como eu, paga tudo... !
E vieram as cujas e caras “árvores frutíferas”: duas jabuticabeiras, (uma Sabará... a outra ninguém saberá...!) dois pés de manga, um pé de figo, uma de limão Taiti, um de limão doce , três de uvas. “Por que três”? É que você se recorda, com saudades muitas, dos grandes caramanchões, onde seu velho e digno avô, exatamente depois da Missa do Galo, na noite de Natal, ia, com grande orgulho que o italiano trouxe, pelo árduo trabalho em substituir a mão escrava do negro ao nosso País, o seu avô ia... colher uvas (trazidas das terras dos seus pais)... e apresentava-as, numa grande bandeja... à toda a família, agora... brasileira! A uva preta, a uva branca, a uva rosada!
E imagino você, idiota como eu... qual foi a decepção: depois de seis anos... longos anos... nem um grão de uva sequer... no seu caro quintal... o limão “doce” jamais deu a você uma unidade pequena... as jabuticabeiras (uma sabará, outra na se saberá), quem saberá o porque!... dormem em berço esplendido, esperando o tempo normal de produção!... o caro pé de figo... com todo o carinho que recebe e com toda a boa vontade que tem... deve esperar, um tanto envergonhado, pelo tempo normal da produção. Apenas o limão Taiti produziu dois frutos, que você deu ao fotógrafo Badan.
Aí, acho que você começa a criar juízo: “Fui enganada!!!”
“Será que não há mais gente séria, neste País do meu avô?!” “Só o impune e corrupto vendedor a ganhar o triplo do valor na venda de árvores frutíferas” “tecnológicas”... que são... apenas comuns?!
ONDE ESTÁ A JUSTIÇA?! A quem é que você vai reclamar?
Ao Bispo...!
Isso é bem pouco, perto do que vem... lhe vindo , junto,... já nestes anos todos!
Uma poderosa construtora, com seus bate-estacas... estraga todos os seus sonhos... racha paredes, trinca tudo... você , romântica e besta, chegar a achar lindo ver a lua através de grande rachadura na área de serviço...!!! até que lhe chega uma absurda conta de água... de quase noventa Reais. (Uma pessoinha só!). Algum ”cotovelo”, deslocado, fazia fugir água... e não havia sido você a balançar os encanamentos. Foi o bate-estacas! Então, você, idiota como eu, não tem mais a santa água dentro de casa, a não ser por alguns minutos em que abre o registro. Enche algumas panelas com a santa água e corre a fechar o santo registro!
Mas, tudo isso, embora “evidente”, não existe!!! Juro!!! Aquilo que está ali, para se ver, com foto de tudo, como era antes e depois do santo bate-estacas... não existe! É cômico! A sua palavra de cidadã ignorante, os laudos dos engenheiros nada ignorantes, as fotos todas... de nada valem!!!
O que é que você poderia fazer, não é, senão apelar para a... JUSTIÇA!!!?? Mesmo porque você dorme com medo: um engenheiro nobre afirmou que “um dia a casa cai!”
Os laudos, pagos por você... com nobres assinaturas de nobres engenheiros... não valem nada!... perante a JUSTIÇA, que não acredita em ninguém! É preciso uma perícia!!!
E chegam os custos todos. Você os paga religiosamente, conforme ordem do Sr. Juiz , para que se efetuasse a tal de “Perícia”.
Um outro probleminha (com grande magnanimidade , a importância total foi parcelada em três meses (você é apenas uma professora, com 68 anos de idade e que não tem, nunca teve dívida e nunca deu um cheque sem fundo!!!). Mesmo assim... você não teve crédito!!! Apenas quase no vencimento do terceiro cheque, a “Perícia” vem. Enquanto isso, você sem água dentro de casa... e com certo medo em dormir. Aí sua pessoa inventa aquela grande e ampla roupa de dormir, roxa, com grandes bolas brancas, que é para assustar os fantasmas!
Me admira muito, sra. escritora, que tenha confiado na Justiça e dado seus cheques... sabe...!!! A Justiça não confiou na sua pessoa honesta... e idiota... você confiou Nela!...
Agora falo eu, a escritora, Daidy Peterlevitz. Passo, boas horas de meus dias, diretamente conectada ao “Canal do Senado”. Ouço, com imensa atenção, a tudo aquilo que os senhores Senadores proclamam e detecto... um sério problema . Tanto os da “posição” - ao governo Lula - quanto os da oposição... sabem: “precisamos reformar e..sobretudo,o Judiciário!”. Poder, de longa data sabido moroso e injusto, com anexas corrupções de tantos “Lalaus” da vida... ! salvo, lógico, as honradas exceções, graças a Deus!
Não importa uma cabana rachada! Não importa pé de jabuticaba, Sabará ou quem saberá... não importa o sonho de uma só pessoa desfeito... ! não importa o caro pé de figo acarinhado e carinhoso que, envergonhado... ainda não produz!
Não importa se um dia “a casa cai”... não importa que se durma com medo...!
Não importa o que a vítima teve de gastar, para provar o ainda não “provado” prejuízo que chega a ser, o pior: mais emotivo que material!
Não importa que não se tenha água nas torneiras!
É um caso “pessoal”! nada importa, nesse sentido.
Mas, importa sim, quando milhões destes nobres filhos desta nobre terra nem sequer possam pagar pela JUSTIÇA... que nem se sabe se existe!..
Importa, sim, que toda voz, humilde, pobre, sem cheque sem fundo... possa ser ouvida, como gente honesta que é,... pelas pessoas honestas e não corruptas que – se espera! – venham a ser aqueles que decidam... !
Importa, sim, saber que hoje, os senhores juízes estão abarrotados de serviços sobre tantos processos!...
Importa, sim, saber que o pai que rouba um pão, está na cadeia, enquanto que , rodeado de tantas louras, morenas ou ruivas... o tanto quanto agüente consumir delas por dia... lá está o grande safado... com dinheiro dos pobres roubado (e lavado!)...
... coisa pequena... apenas 40 milhões de Reais!!!
Importa, sim, que você, meu irmão e minha irmã, ao invés de dar ibope às bobagens da maioria das novelas consumistas, não idolatre a um ídolo inexistente...!
Eles... não existem!!! Ou elas!
Maquiadas, magrinhas, bem vestidas... bem longe de você... elas não existem!... não retratam a sua vida honrosa de mãe e dona de casa!... elas não fazem parte do nosso sagrado dia-a-dia... elas não constroem, como você o faz... !
Importa, sim... em ter conhecimento da “nossa” realidade!
Importa, sim, que você se ligue à TV Senado.
Confesso: lá, o palavrear é meio esquisito: sua excelência daqui, sua excelência dali... às vezes a gente não entende... (muitas vezes)... mas, o sentido do “todo”, fica claro, tirando todas as baboseiras e elogios que eles fazem...
Importa, sim, é que há mudanças a fazer!!!
E, sobretudo, no JUDICIÁRIO!
Importa, sim... saber que talvez haja uma esperança, pra você e pra mim: “aquela de sermos, humildes e pobres, mas honrados e honestos... tratados com a justiça que merecemos!!!!”, todos.
Reforma é assim! Venha comigo!
Um conselho que lhe vendo: não compre, nunca, uma cabana ao lado de um terreno baldio...

2 comentários:

Ivoninha disse...

Daidy, adorei! Realmente os juízes enfrentam uma labuta diária para darem azo à régia missão de judicar! A par de isto uma legislação que ainda precisa ainda muito ser aprimorada!!! Bjs Ivone

Daidy Peterlevitz disse...

Pois é, Ivone, depois de...tantos anos, aquela jabuticabeira - QUE NÃO SE SABERÁ - deu-me 35 frutinhas...
No próximo ano, de eleição, quem sabe se ela não acompanha a "abundância, e multiplica isso por 100, não é?
Meu abraço, Daidy.