3 de setembro de 2009

PRIMOS DEFUNTOS DE XIRIRICA

Postado por Agnaldo Vergara
Texto publicado na Internet em março de 2004


Aquele moço pertencia a uma família bem grande. Ele era o “fundo do tacho”, como se costuma dizer.
Pelo lado da mãe, italiana, herdara 15 primos: oito morenos homens; sete loiras mulheres!
Pelo eslavo lado paterno, 19. Nove homens loiros e nove mulheres morenas. Empate.
Fazendo, pois, as contas, esse rapaz possuía 33 primos: 17 homens, 16 mulheres. Ao todo, 17 morenos, 16 loiros.
Uma família e tanto!
Na minha gramática não há um termo que signifique o coletivo de primos. Há o coletivo de peixe - cardume - mas não fica bem; há o coletivo de gafanhoto – nuvem! - mas não fica bem; há o coletivo de invasores e conquistadores - horda! - não fica bem! Há o coletivo de abelhas - enxame - enxame serve para designar toda essa primaiada, porque eram todos trabalhadores e obedeciam a um comando de disciplina.
Quando o moço ainda era uma criança, todo o... Enxame disputava, numa concorrência onde valia tudo, o título de "primo mais querido”.
Neném ainda, a coisa foi trágica, pela desencontrada intromissão dos elementos do "enxame”... Nas mínimas e corriqueiras decisões a tomar no dia a dia. A prima Carmela, morena, 52, achava que o banho do menino deveria ocorrer pela manhã...O quê vinha frontalmente contrariar a teoria do primo Gustavo, loiro, 53, segundo a qual o banho à noite, além de a pessoa dormir limpa, predispunha a um longo e reparador sono noturno!
Em meio a todas as contraditórias reivindicações, a pobre mãe do neném, castanha, 20, já estava querendo dar banho no pequerrucho só no mar mesmo e amém!
Mais de uma vez teve que intervir o velho avô, loiro, 76, que, debaixo dos capazes e potentes bigodes, assistia à beligerância com que o enxame dos 33 primos disputava o direito de segurar ao colo o menino, por tempo mais longo.
A alimentação, depois, era um completo desastre. Sempre o achando pálido e magro, empanturravam-no de guloseimas e, provavelmente, teria se tornado um lipídico monstrengo e disforme, não fosse um sistema que desenvolveu e que consistia em cerrar, com pertinácia e obstinação, os lábios, sempre que o próprio estômago, perigosamente, estava duplicado de volume...e ameaçando a qualquer momento, a devolução justa e proporcional – cada um - de toda aquela entulhada massa alimentar.
E foi crescendo aquele inocente ser, sujeito à voracidade desse pessoal, diga-se de passagem -bem intencionado!
A escolha da religião dele quase acabou em morte entre os 20 católicos e os 13 luteranos que se degladiavam, ferrenha e... religiosamente. Uma espécie de guerra santa. O enxame teria ficado diminuto nessa contenda primicida, com enterros e choradeiras de ambas as partes, não fosse o sábio avô, loiro, 76, decidir que, por enquanto, o rapazelho freqüentaria as duas Igrejas.
Quanto aos namoros, os leitores podem imaginar !
Alguns anos se passaram; os primos já estão bem idosos.
O rapaz, em silêncio e segredo, havia se casado com a primeira flor que no seu coração colocou a luz da... paz!... da concórdia...!
Logo após a cerimônia, o jovem par bate asas para uma cidade bem distante e, com um suspiro de alívio, monta o sonhado ninho de amor, de... solidão a dois e de... silêncio...!!!
Sem telefone.
–Ingrato! - Gritavam os loiros.
–Vou deserdá-lo! - gritavam os morenos.
Foi homérica a corrida ao Cartório : 33 testamentos modificados. As Igrejas herdariam tudo ! A católica, por sinal, concedeu indulgência plenária à sua turma benfeitora.
Isso durou até a primeira visita dos “priminhos”: eis que o Cartório local reforma 33 testamentos; os bens retornam ao santuário doméstico; os religiosos retiram os sorrisos cremosos e as indulgências plenárias.
Todos foram envelhecendo, envelhecendo e chegou um dia em que o priminho contava, estatisticamente, com 33% de primos entre 80 e 85 anos. 33% entre 86 a 90 e 33% de 90 para cima !
Quando aquele "enxame" iniciou a viagem para o além... foi um atrás do outro, com intervalos regulares de três meses.
O solícito e coitado vizinho do casal, com tanto recado, quase vendeu o telefone.
–TRRRRRRRRRRRIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMM!!
–Pronto !
–Aqui é de Xiririca! Falando o pai do seu vizinho do 47. Por favor, coloque um bilhete sob a porta dele, com o seguinte recado: “O primo Júnior desencarnou.
Enterro às 18, necrópole local. Venham. Papai.”
Tudo foi continuando igual, igualzinho mesmo, até o primo de número 23.
–TtRRRRRRIIImmm!
–Pronto! Aqui é de Xiririca!
–Aqui é... o irmão do tio – que faleceu – do seu vizinho e...
–Só o nome e a hora do enterro, por favor!.É que já mandei fazer um...impresso!

Nenhum comentário: