19 de setembro de 2009

O ASSALTO

Postado por Agnaldo Vergara
Texto escrito em setembro de 2003


Na verdade, a minha amiga não sabe, ainda hoje, como foi que o assaltante entrou em seu apartamento.
Nunca conseguiu associá-lo a nenhuma das figurantes entre sua criadagem que, a bem da verdade, era uma extensa lista!
-Muito rica é?
-Miserável. Pagava mal. A empregada, com fome, aceitava. Trabalho só por dois dias, comia... sumia!
São 20 horas. O apartamento, silencioso e escuro.
Minha amiga chega, acende a luz da sala e vai colocar no maleiro os rolos de jóias que vendia.
Ufa! Que cansativo aquele dia! Senta-se, descalça os pés, estica as pernas sobre o sofá e liga a televisão com o controle remoto futebol... boxe... novela... vôlei... novela... opa! Um filme! E, acomodando-se mais, predispôs-se a assisti-lo.
Era uma dessa fitas muito interessantes, em que um fulano bem apessoado, arrogante, destemido e audaz planeja, meticulosamente um grande assalto.
Ele lidera um grupo de... hum... especialistas! O pedaço que passava era o repasse do plano, uma espécie de ensaio para reforçar e fixar as atribuições de cada um, com rigorosas recomendações de obediência à sincronia entre tempos e movimentos.
O moço loiro cuidaria de inutilizar o sistema de alarme, com um processo de bloqueio às células fotoelétricas.
Um outro, a quem chamam com o inusitado nome de Mac, renderia os guardas, depois da última troca deles, noite avançada.
O terceiro cara de muito homem mau, atendendo pelo nome - também inusitado de Smith, magrinho de 1,5 m de altura, é o especialista em abertura de cofres e imita, não só nos gestos, mas no tom fanhoso de voz, o famoso James Cagney. Finalmente o motorista, de nome (inusitado) John. Repete todo o percurso
de cor, fornecendo informações sobre os minutos a serem gastos em cada
fase do... projeto, até o reembarque do grupo... digamos... executivo.
-Isto é um assalto ! !
Aí, a minha amiga volta-se, lentamente e encara o assaltante...
-Espera, espera um pouco ! Interrompe-me o Bud , ... que raios tem a sua amiga a ver com o assalto do f1lme?
- Filme nada ! Enquanto assistia a esse filme, ela é assaltada em seu apartamento!
- Conta !!
- Daí, como ia dizendo, a minha amiga volta-se, lentamente, e encara o assaltante !
- Isso, é O QUÊ'? ! Pergunta a ele. – Um assalto.
- Não me faça rir - diz-lhe ela, numa gostosa e sonora garga1bada - e... onde está a sua equipe - pergunta, em tom arrogante, levantando-se.
Mediante a atitude nada comum dela, o assaltante, despreparado psicologicamente e mesmo porque, no filme acontecia um barulhento chega a dar alguns passos para trás, um tanto confuso.
-Que equipe? Diz ele, desconfiado.
-Assaltante p1careta! Equipe de assalto! De assalto! Os componentes, os elementos, a turma, os capangas, entendeu agora, hein? Ou você vem, de cara e coragem, assaltar sozinho?!
-Mas -eu -eu -só -ca -ca quero... só...
-Um assalto de classe, com inteligência, necessita de equipe à altura, seu... Zé do trole! Seu João Ninguém! Seu Pé-rapado! Assim você! Nunca vai progredir. Nunca chegará a um grande assaltante. Você tem que dominar a nossa melhor tecnologia e absorver a estrangeira ! Isto é o mínimo preparo para um futuro brilhante, ousado ! Internacional!... Isso é um assalto... Sai daí, pobretão ! Com certeza é professor e não acha justo fazer greve! -É. Isso é!... a senhora queira desculpar-me pelo incômodo... volto outra hora...
- Volta outra hora coisíssima nenhuma ! Agora senta aí e presta atenção nesse f11me. Anote os detalhes - recomendou, passando-lhe bloco e caneta.
Ela va1 a cozinha, faz um bom chá de hortelã e o traz, numa bandeja, com duas xícaras, (aliás, de porcelana chinesa, presente da mãe, Deus a tem!) bolachas e torradas. Servem-se em silencio e só nos comerciais tecem comentários sobre um outro particular, com posteriores e detalhadas anotacões.
Olha, e não é que, depois, acabaram jogando uma partida de xadrez?!
Ao acompanhá-lo à porta, ele recebe, com gratidão, estas palavras:
- Lembre-se, amigo, de três conselhos. Primeiro: você deve estar
psicologicamente preparado; segundo: atualizar-se técnica e cientificamente, para ser um profissional competente; terceiro e mais importante: lembrar-se de que, neste ameno país, todos os grandes ladrões estão... fora da cadeia ! !

Nenhum comentário: