7 de setembro de 2009

Um tesouro no meu quintal! Ou: Estou lançando à reeleição, o nosso Prefeito

Postado por Agnaldo Vergara
Texto publicado na Internet em 2004


Ai, como achei lindo esse artigo, do nosso querido prefeito Newton Lima. É o tal de CTAF. O jornal “A Tribuna” o publicou (um abraços a todos vocês aí, desse grande jornal!. Quem o manda é a Daidy!).
Olhe, eu gostaria de abraçar, também, esse nosso Prefeito. Só que eu acho que não vou conseguir! Ele está ocupando um espaço físico muito grande!... e, depois, será que a esposa permitiria?
Sabe, eu acho que sim. Esposa de homem bom, só pode ser mulher boa. E sabe que escritora se apaixona por idéias, escritora se apaixona por ideais, coisa sutil, nada física, tudo no plano de abstrações. Escritora não vive. Ela plana no mundo, como se fosse uma grande arquibancada, tudo um grande circo!. No picadeiro, vê os comediantes, as moças que andam em pé, em cima de treinados cavalos e lindos
Como escritora, aprendi a ser partícipe deste circo: não estou no picadeiro, mas na arquibancada! fico vendo tudo... e, sabe do mais gosto? É dos palhaços. Eles são tantos!!
No setor político você os encontra aos montes; risonhos todos, com lindas palavras, com elogios imensos; nariz de bola, vermelho; no Judiciário, então, você pode, de cima, ver a nata da corrupção que existe embaixo...
O meu panorama de escritora é estranho! Diferente, mas ele está interagindo cada minuto, com você... meu irmão... meu companheiro da luta digna diária.
Na luta digna diária, eu preciso homenagear um meu amigo vizinho: é o sr. Lorival Trimer, esposo da minha elegante amiga Nereide. Jovem, lindo , sempre trajado de forma a causar inveja ao mais requintado homem europeu... sabe... ele... ele se importa com as pessoas idosas...
Neste explícito caso, a idosa sou eu. Daidy, a escritora.
E não é que, no tempo de manga, o meu querido vizinho Lorival Trimer aciona o meu sino? É. Não tenho campainha. Como boba que sou, acredito que... cada vez que um sino toca, um anjo adquire asas!
Quando meu amigo Lorival chama...eu recebo, de sorriso imensamente aberto, um monte de mangas... ou um monte de poncans!!
Por esse motivo, quero, agora, prestar homenagem a este cavalheiro que ajuda damas... um tanto envelhecidas!
Isso é muito digno. E, em agradecimento, eu deixo que os mimosos cãezinhos dele façam COCÔ, na minha grama... amigo é isso!... Amigos para siempre!
Mas, voltemos ao nosso amigo Prefeito, Dr. Newton Lima Eu o abraço, hoje, com todos os braços que tenho! Pelo seu amor ao povo e, sobretudo, pelo CTAF – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar! – com a EMBRAPA, que é a inteligência do nosso progresso e, muito mais que isso, ela é a própria libertação do nosso povo... da fome!
Eu quero ter uma horta no meu quintal!! Quero aprender a plantar tudo, sem agrotóxicos. Há alguém que possa me ensinar? Já pensou, minha querida, a alegria em levantar, bem cedinho, pegar o regador e molhar a rúcula novinha, o pezinho de alface, a chicória e o canteiro de manjericão e de cenouras? O que é que pode acontecer de mau, num dia que começa assim...entre você e a natureza que está no seu quintal...? Pode haver pobreza, quando se descobre ...um tesouro pertinho de você?!?
Olhe, dr. Newton, eu transferi meu título de eleitora para São Carlos, para votar em sua pessoa!
Portanto, recandidate-se!! Eu e mais um monte de pessoas vamos ficar tristes, se não o fizer!! Eu, “oficialmente” o estou relançando, hoje. Homem público é assim: obedece, não manda! Obedece a todos os anseios do povo que o ama! E mais: hoje lhe acrescento um qualificativo: Newton Lima,”o possante.”
Abraços da escritora Daidy

Nenhum comentário: