24 de agosto de 2009

L A R I S S A, Euterpe e Terpsicore!

Postado por Agnaldo Vergara
Texto publicado na Internet em março de 2004


(Não sei se me cabe esse direito: o de passar aos jornais o texto que enviei à minha neta Larissa, no dia de seu nono aniversário, a 07/03. Arrisco, por duas bem simples razões. Uma, a invocar o "Estatuto dos idosos", de que sou... velha exemplar; outra, convidando a que todas as vovós procurem a origem dos nomes dos netos, o significado e... o que é mais importante, que passem a eles uma... instigação ao saber!).

I – A LARISSA, lua do planeta NETUNO;
II – A LARISSA, cidade grega da TESSÁLIA;
III - Um pouco sobre a GRÉCIA;
IV - As MUSAS;
V – O FINAL.

I – Foi, exatamente, no dia 2 de julho de 1989 (seu papai tinha 25 anos), que a Lua Larissa foi descoberta, pelo astrônomo Stephen Synnot, que viajava pelo espaço, na sonda norte-americana Voyager 2. Essa lua, com o nome lindo de LARISSA, fica bem pertinho do último planeta visto a olho nu, dentre os oito que giram em torno da estrela chamada SOL. O nome desse planeta é NETUNO. É o deus do mar. Ele morava num maravilhoso castelo, lá no fundo do mar e, quando queria passear pelas ondas, usava uma brilhante carruagem puxada por cavalos. Não eram cavalos pocotó comuns, não! Eles, limpinhos demais, tinham as crinas bem longas... (você não vai acreditar!)... de ouro!!! Imagine comigo, Larissa, que espetáculo devia ser isso: todos os peixinhos do mar, desde aqueles pequeninos cor de rosa, vermelhos, brancos e azulados; os siris, as ostras, os caramujos, as anêmonas e os hipocampos... até aqueles bem grandes, como o polvo, com tantos tentáculos, os golfinhos, as orcas, as mamíferas baleias, alguns deles aparentados com o "Flipper"; e mais todas as translúcidas plantas que no mar existem... todos esses entes marinhos, numa atitude de respeito, abrem passagem, baixando a cabeça... porque passava, magnífica, a carruagem de um rei!! O rei Netuno!!
Juro, Larissa, que eu gostaria de ver isso.

II – Na parte norte da Grécia, em grandes e férteis planícies, há uma região importante, chamada TESSÁLIA. E você sabe qual é que é o nome da cidade principal da TESSÁLIA? É LARISSA!!

III – O seu nome, LARISSA, não vem das nossas origens: de Batchan e Ditchan – o Japão; nem daquela do vovô – a Itália; nem daquela da vovó – a Letônia. Vem da gloriosa GRÉCIA!! Ela está perto do sul da Itália, entre os mares Jônio e Egeu. E tem uma história longa e interessante, que, sei, você gostaria de aprender. O povo grego era grande pensador, grande imaginador, gostava de teatro, da música, da dança, da astronomia, da medicina,da filosofia, da poesia, da matemática, da física, da biologia... de tudo! E muito de tudo isso começou com ele e... ainda é moderno agora! E lá na Grécia, historinhas foram se criando, na imaginação. Era a Mitologia – referente aos mitos. Mito é a verdade do coração, não a verdade daquilo que nós vemos.
Mas os gregos eram das ciências exatinhas, também. Todo estudante acaba aprendendo sobre os pensadores Pitágoras, Hipócrates, Aristarco, Sócrates, Aristóteles, Platão, sobre Tales de Mileto, sobre Arquimedes... sim... há uma história interessante e cômica, sobre esse tal de Archimedes. Ele vivia pensando e pensando. Até na banheira – naquele tempo era o tonel. Não havia chuveiro. E estava preocupado, porque desconfiava que um fazedor de coroas recebia ouro, fazia a coroa encomendada, mas... misturava o ouro com mais alguma coisa. O peso da coroa era o mesmo... mas, o fazedor de coroa guardava para si o ouro substituído por outra coisa bem sem valor. Eu jamais teria pensado nisso, mas o Arquimedes, no tonel, todo ensaboado, um dia percebeu uma grande verdade científica. Era uma "lei" da física e... não é que ele ficou tão entusiasmado, mas tão entusiasmado que saiu para a rua, todo ensabonetado, espumando, e peladíssimo, gritando: EUREKA!!! (descobri!!) ??! (E foi graças àquela lei descoberta, que hoje, 2.500 anos).
Depois, os navios, bem mais pesados que a água flutuam!).
Larissa, naquela antiga época, não havia computadores. Seu papai é um grego que pensa e que pensa na informática... E, não se espante se, um dia, cheio de espuma, ensabonetado... seu pai sair do chuveiro, quarentão e peladíssimo, a gritar na rua: EUREKA!! (Descobri!!).
É normal. Entre sábios.

IV – Sempre imaginando... os gregos procuravam os ideais... procuravam a perfeição e criaram entes perfeitos, as chamadas MUSAS. Eram em número de nove, todas irmãs, que era para que nós aprendêssemos que as artes, as ciências, enfim, todo tipo de conhecimento está ligado. Como as irmãs estão ligadas. As MUSAS eram filhas do rei Júpiter e de Mnemosyne e se chamavam: CLIO, que presidia a HISTÓRIA; THALIE, a gostar do teatro cômico; MELPOMENE, gostava do teatro tipo tragédia; ERATO, da elegia; POLYMNIA, da poesia lírica; URÂNIA, da astronomia; CALLÍOPE, da oratória...
Faltam duas: EUTERPE, que presidia à MÚSICA e TERPSICORE, que presidia à DANÇA. Deixei essas duas por último, porque... mais que eu estar aí, hoje, a abraçá-la... é importante você saber que eu a nomeio a MUSA LARISSA EUTERPE-TERPSICORE, grega de nome e grega na busca da perfeição... na Música e na Dança.

V – Minha grega MUSA LARISSA, gostaria de manejar esse complicado computador, de forma a fazer um final, com, no mínimo, cem corações, onde você colocasse os nomes de todas as pessoas a quem ama.
Como não sei fazer essas modernidades, imagine isso feito, mais um fundo musical:
..."Você, pode estar longe, muito longe sim, mas por te amar sinto você perto de mim e o meu coração sofrendo...
Amigos para sempre é o que nós queremos ser... na primavera ou em qualquer das estações... nas horas tristes, nos momentos de prazer... amigos para sempre... amigos para sempre...!!!
Não nos perderemos, não a esquecerei... você é minha vida, tudo que sonhei... e o meu coração sorrindo...! Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações... nas horas tristes, nos momentos de prazer... amigos para sempre... amigos... para... SEMPRE!!!

Nenhum comentário: