26 de agosto de 2009

O maravilhoso freezer do seu vizinho.

Postado por Agnaldo Vergara
Texto publicado na Internet em setembro de 2004


Veja, no título, estou generalizando. Todo mundo tem vizinho, a não ser o anacoreta, que vive só, seja na própria caverna, ou nos mais altos montes do Tibet.
Todos a meditar.
Ninguém tem que falar nada!
A propósito, lembrei-me de uma história (ou piada) que conta bem sobre um fato ocorrido, lá em cima, mais perto de Deus e... onde o silêncio total se impõe. Ninguém fala nada!
O monge principal meditava lá, há cinco anos. Quieto.
Achegou-se a ele, um monge figurante.
Assentou-se perto e, depois de dois anos de calado... lhe perguntou: “Qual o número que vai dar na mega-sena acumulada?”
O monge principal levantou-se e foi indo embora.
- Por que ides embora?!
Com tanta prosa. Não se consegue meditar!!!
Vizinhos estranhos e muito parecidos com esses dois aí em cima, vocês sabem... eles lembram alguns de seus vizinhos!
Todo mundo sabe... disso!
Neste exato momento de grande meditação... é que eu lhes apresento o freezer dos meus vizinhos, a elegante Nereide e o não menos elegante Lourival..
Trrrrrrimmmm...!
Alô!!! É a Daidy!!!
(Outra vez?!)... Sim, Daidy, o que é que você manda, hoje.
Será que eu poderia saber se o freezer de vocês está cheio?
Pela metade.
Posso enchê-lo por inteiro? Olhe, é só por um dia, que meu filho vem vindo de Caldas Novas, com um monte de carne e acaba de telefonar-me e lhe conto como foi:
Mutcha, você ainda tem, ainda, aquele freezer vertical?
Lógico que o tenho!
Está ligado?
Não!
Ligue-o então, que vou chegar aí por volta da meia noite e preciso guardar carnes!
Sim, sim, filho há só um probleminha...
Você está de saída?
Não, de entrada... (em problemas!) . É que o meu freezer está super cheio e...
Mas, você não disse que ele estava desligado??!!
E continua. Foi transformado... em prateleira.
...!...! Você quer dizer que é proprietária, hoje, de um freezer-vertical-quente-prateleira-cheio?
Como foi que você adivinhou?!
Desentope tudo, daqui à uma hora ligo novamente.
Em exatos três minutos, retorno a ele:
Filho, já está tudo certo! Pode trazer suas carnes.
Você não quer me fazer acreditar que desentupiu, em dois minutos, seu freezer-vertical-quente-prateleira, vai?!
Não... eu entupi o freezer da Nereide e do Lourival. É só a parte de cima da geladeira!... nada de tão grave... é só por um dia...!
Esse meu filho é muito jovem ainda e bastante contrário... ao que ele chama de “soluções externas”. Um dia aprenderá... com o tempo... que a auto-suficiência, não existe!
“Um dia?”!! Já se passaram oito!!! E corro lá, a desentupir a metade da parte de cima da geladeira dos meus vizinhos. À campainha toco uma vez... toco duas... toco três... e o Lourival aparece. Molhado. É assim que, normalmente, a gente sai do banho. Também normalmente, nestes dias frios, a gente toma banho bem quente... e... ter que tirar coisas do freezer...
Mas ele o faz, com a simpatia de sempre e, cá entre nós, não é a energia que não nos faz pegar uma pneumonia??!!
Um simples “obrigado” a eles é muito pouco. Por esse motivo, abraçando a você, leitor e internauta que têm bons vizinhos, dedico esta crônica. No geral.
No particular, aos elegantes meus amigos Nereide e Lourival Trimer.
Ai, que frio que está fazendo!!!

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Vc sabe decerto que os vizinhos se constituem no que chamamos habitualmente de "nossa família mais próxima"! Cabe a eles ofertarem o ombro amigo nas horas difícies, a pronúncia de boas palavras, enfim o apoio qur necessitamos invariavelmente em alguns momentos da vida! Parabéns pela leveza da sua escrita, bjs. Ivone