13 de agosto de 2009

Vou mudar-me para o Chile!

Postado por Agnaldo Vergara
(Texto publicado pela 1ª vez na Internet em dezembro de 2003)

Nessa semana que se finda, vi na TV uma belíssima reportagem (ou documentário), sobre o Chile Que coisa mais linda! Ótimo nível de vida, pessoal contente e feliz, passeando por feiras livres que fariam inveja, pela qualidade e abundância de cores, frutas deliciosas, convidativas, acho que até ao Busch. Fiquei, literalmente, babando!!
Vou morar no Chile, decidi, firmemente!
Comecei a pensar em como desfazer-me de todas as “tranqueiras” que tenho: minhas (telas de arraiolo) e as demais tranqueiras que perfazem cerca de 45 caixas a abarrotarem o meu “quartinho”, ou “edícola” que fiz, toda ela de tijolinho à vista, do mais refinado tipo, o “batovi”. Acho que somos uma família de exigentes”.
Bem, tudo planejado, vou morar no Chile!
E os artigos nos jornais? Pergunto.
“Que se danem” os artigos , respondo! Não ganho nada com eles, em dinheiro.
Bem com todo esse “filosofar”, acabou chegando a fome: vou comprar pronto ou vou fazer? Comprar pronto é sempre um dilema: o pessoal não usa o “azeite extra-virgem”, como convém à saúde.
Vou fazer em casa mesmo. Aí, ligo pro Márcio, dono da Casa de Carnes Santa Paula:
– Márcio,você poderia mandar-me um quilo de carne moída, de primeira?
– Posso, d. Daidy!
– Olha, já que você vem aqui, poderia pegar, aí no vizinho sacolão da minha amiga Bernadete, um quilo de tomates para molho, bem madurinhos, duas cebolas de tamanho médio, um pé de alface orgânica, seis cenouras, um salsão, um quilo de batatas...
– Só isso? Pergunta o Márcio.
– Só isso. Não só isso não!! Respondo eu.Você pode passar ao no supermercado Arco Íris e comprar meio quilo de pó de café?
– Posso.
– Posso lhe dar um cheque para... hãm, daqui a dez dias? Você sabe...
– Sim, eu sei.
Dali a pouco, chega meu amigo Márcio. Com tudo: cebolas, cenouras, tomates, carne moída, salsão, batatas, pó de café, e, principalmente, com sua grande simpatia e amizade.
Eu estranho:
– Márcio, você está careca??!
– É, mais ou menos...
– Acho que mais do que menos! Bota aí um boné xadrez, daqueles que os ingleses usam... você é lindo, limpo, de olhos translúcidos... uma pessoa e tanto!! Emagreça cinco quilos.
Chega a noite, vou andar um pouco no kartódromo. Vejo a Cleide, o Chico, a Maria e uma porção de pessoas a quem reconheço, cujos nomes desconheço.
Apenas... somos. E somos!
O Zorro me acompanha, sempre feliz, (acho) abanando o rabo!
Quando volto a arrumar as malas, para mudar-me para o lindo Chile..., paro um momento a pensar ( isso é difícil para mim) e... de repente, uma agonia me enche o coração:
Será que, no Chile, vou ter um Márcio semelhante a este?!
Será que, no Chile, terei uma amiga como a vizinha e elegante Nereide, que elogia, sempre, meus artigos nos jornais?
Será que, no Chile, terei um cão corintiano, como o Zorro, a acompanhar minhas solitárias caminhadas?
Será que, no lindo Chile, haverá um moço Oswaldo, que me socorre sempre? Olha a última vez, ele veio correndo na minha cabana. Eu havia lavado roupa e... um pé de meia xereta, insinuou-se no cano de descarga da água... e... estava tudo entupido!!
Ele desentupiu!! Graças a Deus!! Ufa!!
Será que, no lindo Chile, vou encontrar um jardineiro prestimoso e de respeito, como o sr. Orlando?!
Fecho a mala, primeiro, a pensar, bastante, antes de deixar o território meu: o brasileiro!!!

3 comentários:

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Adorei a sua crônica!!! Realmente a sensibilidade, presteza e amabilidde do povo brasileiro são notáveis!! Gostei do modo que vc costura suas ideias , um alinhavo perfeito!!! Bjs, Ivone

Daidy Peterlevitz disse...

Minha amiga, como gosto que você goste! você...grande poetiza!!
Obrigada e, sempre, meu abraço, Daidy.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu